O festival de natureza ObservArribas regressa este ano ao Douro Internacional para reforçar a apropriação e o sentido de pertença das comunidades ao património natural e cultural deste território fronteiriço, foi hoje divulgado.

A iniciativa esta agendada para decorrer de 09 a 11 de maio, no Parque Verde do Juncal, na cidade de Mogadouro, distrito de Bragança, onde marcarão presença os quatros concelhos que integram o Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) - Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda).

Em declarações à agência Lusa, a diretora regional do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Sandra Sarmento, disse que o festival ObservArribas permite reforçar a apropriação e o sentido de pertença das comunidades em relação ao património natural e cultural.

“Este será o ponto de partida para o seu reconhecimento como um ativo estratégico de desenvolvimento sustentável e coesão do território e promover a conexão dos visitantes com a natureza, tornando-o numa força francamente positiva para a conservação”, acrescentou a responsável do ICNF.

Segundo Sandra Sarmento, o evento coincide com a data comemorativa da criação do PNDI, motivo redobrado para celebrar o que de melhor esta área protegida tem para oferecer – um património natural e cultural inigualável.

“Este festival contribui também para promover um setor turístico favorável à biodiversidade, assente no desenvolvimento de modelos de turismo sustentável e responsável, com impactos positivos diretos e indiretos para a conservação nas áreas protegidas e sua envolvente, bem como nas comunidades locais”, disse.

Por outro, a responsável acrescentou que “importa pois aproveitar a tendência crescente para a adoção de modos de vida saudáveis, para a procura de destinos de natureza e promover uma oferta integrada de produtos e serviços como o ecoturismo, os percursos pedestres, a observação de aves como modalidades ambientalmente sustentáveis que podem potenciar os ativos naturais, assegurando a sua preservação e valorização, garantindo o equilíbrio entre o homem e a natureza”.

A comissão de Cogestão do PNDI que é presidida pelo autarca de Mogadouro, António Pimentel, que espera que esta nova edição do ObervArribas, que convida a explorar e experimentar o território, concorra para a sensibilização e envolvimento da sociedade no processo alargado de conservação da natureza e da biodiversidade, reforçando a sua conexão com a natureza e afirmando o papel desta Área Protegida no seu desenvolvimento sustentável, social e económico.

“A comissão de Cogestão do PNDI tem apostado num evento supramunicipal, estabelecendo parcerias e mobilizando os agentes do território na preparação e implementação de um programa diversificado de três dias, ancorado nas tradições locais, nos produtos endógenos e nos valores naturais que o caracterizam”, indicou.

O primeiro dia do festival é habitualmente dedicado à comunidade escolar, com atividades de educação ambiental para todos os níveis de ensino, incluindo bioblitz, filmes, jogos, fotografia, pintura, caminhadas interpretativas com o foco nas espécies da fauna e flora do PNDI.

Em permanência, para além da presença de expositores representativos das associações locais e produtos associados ao turismo e natureza, observação de aves, fotografia e produtos locais, o evento contará ainda com uma exposição de fotografia, oficinas temáticas, visitas interpretativas e palestras sobre natureza, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

O festival termina no dia 11 de maio com a celebração do aniversário do PNDI, momento que contribuirá para o reforço e consolidação do compromisso comum para a preservação, salvaguarda, valorização e promoção dos valores naturais e culturais identitários desta região.




PARTILHAR:

Apagão: Apreensão sentida dos dois lados da fronteira

Domínio do PSD em Vila Real quebrado apenas em 2005 e 2022