O município de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, preparou um conjunto de iniciativas culturais, gastronómicas e de lazer para atrair visitantes ao concelho a partir do fim de semana para assinalar as amendoeiras em flor, foi hoje divulgado.
“O florescimento das amendoeiras é uma época bastante marcante na região do Douro Superior, tornando Torre de Moncorvo um ponto turístico bastante atrativo em termos culturais, recreativos, gastronómicos ou de lazer”, indica em comunicado aquele município liderado pelo social-democrata Nuno Gonçalves.
No sábado e no domingo, e com repetição no fim de semana de 05 e 06 de março, realiza-se o Mercado de Produtos Regionais “Torre de Moncorvo Com Sabor – Amendoeiras em Flor”, em parceria com o CLDS Moncorvo 4G.
O mercado, que tem lugar na Praça Francisco Meireles, terá em exposição e para venda os vários produtos endógenos produzidos no concelho.
Está também marcada a iniciativa gastronómica do Borrego da Churra da Terra Quente, que decorrerá de 04 a 06 de março, nos restaurantes aderentes do concelho.
Do programa fazem parte várias atividades culturais, como a exposição “Texturas D’ouro”, de Cláudia Marina Telheiro, que estará patente no auditório do Museu do Ferro e da Região de Moncorvo a partir de sábado.
O dia 07 de março está reservado para a comemoração do 146.º aniversário do nascimento de Campos Monteiro, com a apresentação da nova edição do seu livro “Ares da Minha Serra”, e a inauguração da exposição itinerante “Arte Solta 11”, da Associação Espaço Q/Quadras Soltas, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo.
Nos dias 11 e 26 de março o cine teatro de Torre de Moncorvo recebe “Os Magos da Guitarra Festival”, enquanto em 18 e 19 de março acontecerão as festividades do Feriado Municipal e o dia de S. José.
A rota das pipas e a rota das amendoeiras, na Açoreira, o 5.º Passeio TT Roscas 4X4 e o circuito de Margem Norbass são outras iniciativas programas para as festividades das amendoeiras em flor, que terminam em Torre de Moncorvo com a realização da Feira Medieval, de 08 a 10 de abril.
Com um cenário menos restritivo devido à pandemia da covid-19, os municípios do Douro Superior começam agora a preparar iniciativas para fazer deste território um destino turístico “de excelência” por esta altura do ano.