A Romaria de São João D'Arga, em Caminha, distrito de Viana do Castelo, foi escolhida como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular, assim o Bailinho da Madeira, na Região Autónoma da Madeira, foi hoje anunciado em Bragança.

Na final do concurso, que decorreu em Bragança, entre as candidaturas vencedoras do título 7 Maravilhas da Cultura Popular, com anúncio aleatório, a terceira revelação indicou o Criptojudaísmo de Belmonte, distrito de Castelo Branco, seguindo-se a escolha da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, distrito de Viseu.

As outras do conjunto de sete candidaturas vencedoras foram Os Santeiros de São Mamede do Coronado, na Trofa, distrito do Porto, a Romaria de S. Bartolomeu, em Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, e o Colete Encarnado, em Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa.

A cerimónia da final do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular foi transmitida pela televisão pública RTP, tendo estado em competição 14 candidaturas, das quais sete inseridas na categoria de Festas e Feiras, que foram eleitas pelo público através de votação por telefone.

O concurso dispõe de sete categorias, designadamente Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias, e Artefactos.

Além dos vencedores, tinham sido apuradas para a final outras sete candidaturas, designadamente a Arte da Seda de Freixo de Espada à Cinta (Freixo de Espada à Cinta, Bragança), a Feira de S. Tiago (Covilhã, Castelo Branco), a Festa da Benção do Gado (Riachos, Santarém), a Festa da Espiga (Salir, Faro), a Festa de São João de Braga (Braga), os Muros de Pedra Seca (Porto de Mós, Leiria) e Santo António, Festas de Lisboa (Lisboa).

Apresentado por Catarina Furtado e José Carlos Malato, a Gala da Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular decorreu no castelo de Bragança e teve a presença de especial de Cuca Roseta, que cantou “Avé Maria", Tony Carreira, que cantou “Sonhos de Menino” e "Estou Aqui", Rita Sanches, ArtGym Company e Bruno Rosa.

“É uma honra receber o evento 7 Maravilhas num dos Castelos mais bem conservados de Portugal, numa ótica de afirmação de Bragança como um destino natural, moderno e atrativo, com uma gastronomia de excelência, um mosaico paisagístico notável e um património cultural de referência, que tem, nas suas gentes e na forma genuína de saber acolher, a sua maior riqueza. Bragança é singular por tudo isto e muito mais, tendo, através deste evento, conquistado dois galardões 7 Maravilhas®, como a aldeia de Rio de Onor e o Mel de Montesinho.“ palavras de Hernâni Dinis Venâncio Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.

 
 

A lista das 7 Maravilhas Vencedoras é (ordem alfabética):

 
 
  • BAILINHO DA MADEIRA - R.A. Madeira / Calheta
  • COLETE ENCARNADO - Lisboa / Vila Franca de Xira
  • CRIPTOJUDAÍSMO DE BELMONTE - Castelo Branco / Belmonte
  • FESTAS EM HONRA DE Nª SENHORA DOS REMÉDIOS - Viseu / Lamego
  • OS SANTEIROS DE SÃO MAMEDE DO CORONADO – Porto / Trofa
  • ROMARIA DE S. BARTOLOMEU - Viana do Castelo / Ponte da Barca
  • ROMARIA DE SÃO JOÃO D'ARGA - Viana do Castelo / Caminha

Foto: Antonio Pereira



PARTILHAR:

Regresso às Aulas em segurança

Dominado incêndio em Vinhais