O incêndio que lavra atualmente na freguesia de Castelo Branco, em Mogadouro (distrito de Bragança, obrigou ao corte do IC5 e da Estrada Nacional 221, disse hoje fonte oficial da GNR à Lusa.
De acordo com a GNR, o IC5 está cortado entre o nó de Castelo Branco e o nó de Mogadouro, e a Nacional 221 também está cortado entre Castelo Branco e a vila de Mogadouro.
Um forte incêndio lavra atualmente nas localidades de Castelo Branco e Vale de Porco, mobilizando, pelas 17:20, 203 operacionais, 68 meios terrestres e nove meios aéreos, segundo a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O alerta para as chamas foi dado às 12:47, e ao início da tarde, o comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes, João Noel Afonso, disse que "o fogo teve um início muito violento e repentino".
De acordo com o comandante, não há povoações ou bens em perigo nesta área do incêndio, que lavra numa zona de mato.
Foto: Jose Pardal, in Meteo Trãs-os-Montes
Incêndios: IC5 foi reaberto ao trânsito e Nacional 221 continua cortada em Mogadouro
24/08/2023 21:44
O IC5, que foi cortado ao trânsito devido ao incêndio na freguesia de Castelo Branco, em Mogadouro, distrito de Bragança, foi reaberto ao trânsito, mas a Estrada Nacional 221 continua cortada, disse à Lusa fonte da GNR.
De acordo com a fonte oficial da GNR, o trânsito foi restabelecido no IC5 entre o nó de Castelo Branco e o nó de Mogadouro, mas a Nacional 221 continua cortada entre Castelo Branco e a vila de Mogadouro.
Um forte incêndio lavra atualmente nas localidades de Castelo Branco e Vale de Porco, mobilizando 198 operacionais e 72 meios terrestres, segundo a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O alerta para as chamas foi dado às 12:47, e ao início da tarde, o comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes, João Noel Afonso, disse que "o fogo teve um início muito violento e repentino".
De acordo com o comandante, não há povoações ou bens em perigo nesta área do incêndio, que lavra numa zona de mato, mas o fogo tem duas frentes ativas e vários pontos de fogo dispersos, o que obriga os bombeiros a uma permanente rotação de meios.
Dominado fogo que deflagrou em Mogadouro
25/08/2023 01:40
O incêndio que teve início na freguesia de Castelo Branco, no concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança, foi dado como dominado, disse hoje à Lusa fonte da Proteção Civil.
“O incêndio a esta hora [01: 10] encontra-se dominado. Contudo, continuamos com os trabalhos de consolidação e rescaldo em todas frentes e pontos quentes”, disse à Lusa o comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes, João Noel Afonso.
De acordo com o comandante, não houve povoações ou bens em perigo.
Segundo fonte oficial da GNR, o Itinerário Completar (IC-5) já foi reaberto ao transito bem como a Estrada Nacional (EN-211), que estiveram cortadas para trabalhos de combate às chamas e prevenir a propagação de pontos incandescente resultantes da atividade do fogo.
De acordo com página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) no terreno permanecem 184 operacionais apoiados por 68 meios terrestres.