Um incêndio que deflagrou em Roalde, Sabrosa, possui duas frentes ativas que lavram com intensidade numa zona de pinhal denso e mobiliza cerca de 100 operacionais, 23 viaturas e dois meios aéreos, segundo fonte da Proteção Civil.
Fonte da Proteção Civil Municipal de Sabrosa disse à agência Lusa que o fogo lavra numa “zona de pinhal denso” e que a grande preocupação é o vento forte e as projeções a “longa distância”.
O incêndio possui duas frentes ativas que lavram com intensidade, não havendo, segundo a fonte, casas em perigo neste momento.
O fogo começou pelas 15:37 perto da aldeia de Roalde e dirige-se para a zona de São Martinho de Anta.
Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 17:30 estavam mobilizados para esta ocorrência cerca de 100 operacionais, 23 viaturas e dois meios aéreos.
A fonte queixou-se da “falta de meios” devido aos outros incêndios que deflagraram esta tarde no distrito de Vila Real.
De acordo com a ANEPC, cerca das 17:00 permaneciam em Alijó, 151 operacionais, 47 viaturas e três meios aéreos.
O alerta para esta ocorrência foi dado pelas 12:00 e o ataque inicial foi “muito musculado”, tendo sido mobilizado os meios disponíveis para o local onde o vento muito forte e as altas temperaturas reapresentam uma das maiores dificuldades no combate ao fogo.
O fogo de Alijó lavra numa zona rochosa de mato de acessos difíceis, estando no terreno uma máquina de rastos a criar caminhos de penetração para os meios chegarem ao local.
Entretanto, o município de Alijó informou a população “que a falta de água que se está a verificar em várias localidades do concelho se deve ao corte de eletricidade provocado pelo incêndio”.
Acrescentou ainda que as empresas Águas do Norte e EDP já estão no terreno a tentar resolver os cortes.
Segundo fonte da Proteção Civil, um trabalhador de uma empresa que estava a prestar serviços à rede elétrica sofreu ferimentos, foi assistido pelo INEM e transportado para o hospital de Vila Real.
As causas deste fogo vão ser investigadas pelas autoridades.
Durante a tarde de hoje, já foram registados incêndios nos concelhos de Chaves, Valpaços e Peso da Régua.
O distrito de Vila Real está em estado de alerta especial de nível vermelho.
Foto: Ilustrativa