A campanha «Inverno em Segurança» arrancou ontem no IP4, Vila Real, para sensibilizar os condutores para as más condições meteorológicas que ocorrem no Inverno e o perigo que representam para os automobilistas, disse fonte do Governo Civil.

Os folhetos informativos desta campanha, promovida pelo Governo Civil de Vila Real e que pretende diminuir a ocorrência de acidentes nesta via, começaram a ser distribuídos pelos agentes da Brigada de Trânsito durante as acções de fiscalização no IP4.

A campanha será alargada às estradas do distrito que registam mais tráfego e onde ocorre o maior número de acidentes, como a Estrada Nacional 2 (EN2), que liga as cidades do Peso da Régua, Vila Real e Chaves.

Segundo a fonte, esta campanha será intensificada durante a quadra natalícia, período durante o qual se regista grande aumento de tráfego.

As condições meteorológicas que se fazem sentir no Inverno, designadamente chuva, nevoeiro, gelo e neve, representam, segundo a fonte, um factor de risco acrescido na condução, pois alteram substancialmente as condições de circulação rodoviária.

Por isso, os condutores estão a ser alertados para o piso molhado ou escorregadio, que provoca uma diminuição considerável das condições de aderência, as quais podem ainda ser agravadas por pneus em mau estado.

Para diminuir os perigos, o condutor deve adoptar a velocidade ao estado do piso, às condições de visibilidade, ao estado e carga do veículo, às suas próprias condições físicas e à intensidade do tráfego.

Os condutores devem ainda aumentar a distância de segurança, reduzir a velocidade e circular sempre com os médios acessos.

A fonte salientou ainda a necessidade de verificar o bom estado de conservação dos veículos e a pressão dos pneus, não esquecendo o sobresselente.

Os automobilistas deverão ainda optar por uma \"velocidade muito reduzida, não fazer travagens ou acelerações bruscas e manobrar o volante com suavidade\" durante os dias de chuva, nevoeiro, gelo ou neve.

Como é importante viajar informado sobre o estado do tempo e as condições de tráfego nas vias, os automobilistas são ainda aconselhados a sintonizarem os seus rádios nas estações nacionais ou locais que habitualmente divulgam informações sobre o trânsito.

A Estrada Nacional 2 (EN2) continua a ser a via do distrito que regista o maior número de acidentes, designadamente 124 entre Janeiro e Setembro, de que resultaram um morto, seis feridos graves e 94 ligeiros.

No ano passado, ocorreram naquela estrada 77 acidentes, com cinco mortos, oito feridos graves e 129 ligeiros.

Já no IP4, entre Janeiro e Setembro, registaram-se 49 acidentes, com oito mortos, seis feridos graves e 54 ligeiros.

Em 2003, registaram-se nesta via 24 acidentes, de que resultaram três mortos, quatro feridos graves e 36 feridos ligeiros.



PARTILHAR:

João Baptista recandidata-se

Referendo