As temperaturas vão baixar acentuadamente a partir de segunda-feira no território continental português, devido à influência de uma massa de ar muito frio de origem polar, disse hoje à Agência Lusa fonte do Instituto de Meteorologia.
O tempo frio vai durar até quinta-feira (inclusive), na sequência da influência da massa de ar frio, associada a um anticiclone localizado a Oeste da Irlanda.
Esta situação vai provocar uma descida acentuada da temperatura do ar, atingindo os valores mais baixos quarta e quinta- feira.
O frio vem acompanhado de vento, variando de Norte a Nordeste moderado e temporariamente forte, \"o que se traduzirá numa sensação de frio intenso\".
Segundo a fonte, além da descida da temperatura do ar, \"o vento furta a energia gerada pelo corpo\", originando a sensação de frio.
A temperatura mínima poderá atingir valores entre menos sete e menos 10 graus nos locais mais elevados, \"prevendo-se mesmo valores abaixo de zero nas regiões próximas do litoral\", acrescentou.
A temperatura máxima não deverá ultrapassar os cinco graus nas regiões do interior Norte e Centro e no restante território 10 graus.
Em todo o continente haverá formação de gelo e geada.