Impedido de lutar pela renovação do título, já assegurado na anterior corrida por Gonçalo Gomes, as preocupações de Pedro Salvador centravam-se na defesa do título de vice-campeão, partindo para a derradeira prova da Fórmula Novis by Ford, disputada no Autódromo Fernanda Pires da Silva, no Estoril, com três pontos de vantagem sobre Jaime Grácio. No entanto, também Paulo Alho e Pedro Figueiredo tinham ainda aspirações (e hipóteses matemáticas) de chegar ao segundo posto.
E, a prova não viria a terminar sem que antes houvessem algumas polémicas. Pedro Salvador viria a queixar-se das atitudes "anti-desportivas" de Hugo Pereira e de Paulo Alho. O primeiro "por duas vezes que me ia pondo fora da pista", enquanto Paulo Alho "quando o ía a passar travou de propósito e não consegui evitar um toque no seu monolugar".
Polémicas que por pouco não hipotecavam as esperanças de Pedro Salvador, vencedor da edição do ano passado, assegurar o vice--campeonato. Mas, o piloto flaviense acabou por levar a melhor sobre a concorrência, apesar de na primeira corrida não ter ido além do sexto posto, depois de uma animada luta com Hugo Pereira, que conseguiu, nesta primeira ronda, o quinto posto final.
Na segunda corrida Salvador chegou ao terceiro lugar e garantiu, por apenas um ponto, o vice-campeonato, facto que o deixou particularmente satisfeito. "O objectivo foi alcançado e, por isso, estou contente. O terceiro lugar na segunda corrida acabou por ser suficiente para assegurar a segunda posição final" comentou o piloto da equipa PSM.
Gonçalo Gomes, com o titulo já garantido desde a anterior jornada realizada em Braga, venceu as duas corridas. O piloto do Porto não quis deixar de se despedir da temporada 2001 da melhor maneira, arrasando toda a concorrência.
.Em destaque esteve também João Figueiredo, que subiu ao segundo lugar do pódio no final das duas rondas desta ultima jornada. Com este resultado o piloto assegurou a quarta posição final. Jaime Grácio terminava no último lugar do podium.