O Parque Natural de Montesinho (PNM), em Bragança, vai passar a facultar passeios de burros, no centro hípico de França. Para o efeito, vai estabelecer um protocolo com a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino. A ideia é instalar dois burros naquele centro, como forma \"de promoção da raça e como uma mais-valia para o público, que assim pode fazer passeios nestes animais\", referiu o director do PNM, Jorge Dias.
O próprio director do Parque, que tutela o centro, reconhece que é preciso dinamizar mais aquele espaço, \"que não tem muita procura porque as pessoas não sabem que está a funcionar\".
O centro hípico de França, criado há mais de uma década, está a funcionar a 50%. A situação é admitida por Jorge Dias. A falta de funcionários é o maior problema. Actualmente existem apenas dois, mas para o centro hípico funcionar \"convenientemente\" seriam necessários, pelo menos, dois tratadores e dois monitores de equitação. No local existem nove cavalos de raça lusitana.
A falta de funcionários não permite que o centro esteja aberto com disponibilidade para atender os utentes diariamente, as aulas e os passeios de equitação obrigam a uma marcação prévia.