A fadista Mísia vai ser condecorada pelo ministro da Cultura francês no próximo dia 19 a Ordem das Artes e das Letras de grau cavaleiro, numa cerimónia que terá lugar em Paris, na embaixada de Portugal em França.

A condecoração de Mísia por Jean-Jacques Aillagon surge em reconhecimento da popularidade da fadista em França, disse à Agência Lusa fonte oficial do Ministério da Cultura francês.

De acordo com a mesma fonte, a mesma insígnia será entregue em breve ao poeta e escritor Nuno Júdice, que deixa o cargo de conselheiro cultural da embaixada de Portugal em França e director do Instituto Camões em Paris no final do mês, após seis anos em funções.

A Ordem das Artes e das Letras foi criada em 1957 com o objectivo de distinguir personalidades pelo mérito na criação ou actividade no meio artístico ou literário em França ou no Mundo e possui três níveis, por ordem crescente de importância: cavaleiro, oficial e comandante.

Esta não é a primeira vez que a Ordem das Artes e das Letras é atribuída a portugueses, contando-se entre os distinguidos a fadista Amália, o escritor José Saramago, o realizador Manoel de Oliveira, a pintora Vieira da Silva ou a actriz Maria de Medeiros, esta última em Novembro de 2001.



PARTILHAR:

Ordem das Artes e das Letras

Uma tonelada de material didáctico