A truticultura do rio Baceiro, em Castrelos, no concelho de Bragança, vai ser recuperada. A candidatura ao programa comunitário Maris mereceu aprovação e o concurso público com vista à recuperação daquele espaço, que se encontra em avançado estado de degradação, vai ser aberto ainda este ano, afirmou, ao JN, fonte da Direcção dos Recursos Florestais (DRF), em Vila Real.

Os serviços têm todo o interesse em manter em funcionamento aquele espaço, como uma espécie de balão de ensaio, que sirva de exemplo ou de modelo às truticulturas privadas.

Também este ano pode haver novidades sobre o viveiro de trutas de França, desactivado há vários anos e em avançado processo de degradação. Desde então, os edifícios, vários tanques para a criação dos peixes, estruturas de apoio e duas casas de habitação para os funcionários foram sendo abandonados.

A DRF tenciona recuperar a área e arranjar uma solução para rentabilizar o viveiro, o que pode passar por parcerias com entidades locais, como a Junta de Freguesia ou associações, ao abrigo de protocolos de colaboração.



PARTILHAR:

Centro Cultural Português de Hudson custou 6 milhões de dólares

Conselho de Juventude