O gestor, responsável pela Quinta do Vale Meão, é o vencedor do prémio carreira FEP 2016. O galardão será entregue na sessão de abertura do ano letivo, a 13 de outubro, no Salão Nobre da Faculdade de Economia do Porto.

Todos os anos a Faculdade de Economia do Porto (FEP) atribui a um diplomado da instituição um prémio carreira. O galardão, que já coube a nomes como Elisa Ferreira, Rui Rio e Miguel Cadilhe, visa contribuir para a afirmação da FEP como um organismo de excelência no ensino e na investigação em economia e gestão. No ano de 2016 o prémio distingue Francisco Olazabal, gestor da Quinta do Vale Meão, uma das maiores empresas vinhateiras do país.

A Quinta do Vale Meão nasceu ainda no século XIX, a partir das mãos da célebre «Ferreirinha». D. Antónia Adelaide Ferreira, natural do Peso da Régua, resolveu, em 1877, comprar em hasta pública 300 hectares de terra virgem à Câmara de Vila Nova de Foz Côa. Com este astucioso investimento, nasceu o projeto que os seus descendentes vêm desenvolvendo até aos dias de hoje.

Francisco Olazabal é trineto da «Ferreirinha» e tem-se dedicado, desde 1998, à criação e comercialização dos vinhos da quinta, através da sociedade F. Olazabal & Filhos, Lda. Também desempenhou vários cargos em empresas do grupo Sogrape. Em 2004 foi agraciado com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito Agrícola, pelo então Presidente Jorge Sampaio.

Na próxima quinta-feira, 13 de outubro, no Salão Nobre da FEP, recebe a homenagem à carreira dedicada aos negócios e ao vinho, atribuído pela instituição onde se formou em 1965.

Na foto: Francisco Javier de Olazabal (conhecido como Vito), sua esposa Maria Luísa e sua filha Luísa, que é responsável pela área comercial e de marketing da empresa.



PARTILHAR:

Casa de Miguel Torga poderá ser monumento de interesse público

Governo anuncia acordos com municípios para matadouros transmontanos