Há três anos que não nasce uma criança na freguesia de Vila Cova, em Vila Real. Por isso, desde ontem que a Junta de Freguesia impÎs uma nova regra: cada bebé que nasça vai receber mil euros. Uma medida que visa combater a desertificação, explica Maurício Carvalho, presidente da junta.

\"Apesar de estarmos encravados nas encostas da serra do Marão, nada nos impede de tentarmos desenvolver a freguesia, atrair moradores e dotar os habitantes, com melhores condições de vida\", afirmou ao DN o autarca de Vila Cova. \"Há uma senhora de 25 anos grávida, prevendo-se o nascimento da criança em meados deste ano, que se tudo correr bem será a primeira a receber o subsídio\".

A freguesia de Vila Cova, é composta pelas aldeias de Vila Cova e Mascozelo, tem cerca de 80 casas e 200 habitantes, 80% por cento dos quais com mais de 55 anos. A Junta de freguesia decidiu também atribui mil euros ao casal que a partir de agora se fixe na freguesia, \"queremos atrair pessoas das aldeias vizinhas e até das cidades\".

Maurício Carvalho diz que a sua freguesia tem de \"dar o salto\". Por isso, acrescenta, vai ser alterado o PDM (Plano Director Municipal), para tentar desanexar da reserva agrícola alguns terrenos que permitam a construção de moradias. Mas, para já, diz o autarca, \"vou propor na próxima reunião da Assembleia de Freguesia a atribuição, de um subsidio de dois mil euros para a compra e recuperação de casas que se encontram devolutas e em mau estado\".

Em Vila Cova os idosos são maioritários e, por dificuldades de acesso, muitas vezes não conseguem deslocar-se ao médico a Vila Real. Ontem entrou em vigor o serviço de transporte e acompanhamento de idosos a consultas e tratamentos. Maurício Carvalho reafirma, assim, que a aposta da junta é \"na qualidade de vida\" dos habitantes.



PARTILHAR:

5 milhões para escolas

«Ninguém fica por socorrer»