Um terreno com cerca de 7000 metros quadrados, na terra de naturalidade do primeiro-ministro, José Sócrates, está no centro de uma polémica, que já motivou dois pedidos de esclarecimentos, da parte do Tribunal Administrativo de Mirandela e da Inspecção Geral da Administração do Território (IGAT).

Em causa, está a construção de 19 moradias, pela Cooperativa de Habitação «Bons Amigos», num terreno propriedade da autarquia de Alijó, localizado na freguesia de Vilar de Maçada.

Segundo a oposição social-democrata, «o processo não se afigura transparente, apresentando ilegalidade graves», disse ao JN, o vereador Miguel Rodrigues.

Inicialmente, o presidente da câmara, o socialista Artur Cascarejo, propÎs a doação do terreno. O PSD opÎs-se, alegando ilegalidade, e foi pedido um parecer jurídico. Numa reunião posterior, foi feita nova proposta, desta feita, de venda do terreno ao preço simbólico de 75 cêntimos o metro quadrado. Mas, também desta vez, os vereadores do PSD estiveram contra. Apesar de aprovada a proposta com os votos favoráveis da maioria socialista, esta decisão acabaria por ser revogada, tendo a Cooperativa \"Bons Amigos\" desistido da compra.

Miguel Rodrigues fala em \"trapalhada jurídica e política, causada pela actuação desastrosa do presidente, que conduziu mal o processo desde o início\".

O vereador considera que \"as duas propostas são ilegais\", e que o \"mais grave foi terem aprovado o processo de loteamento antes mesmo da cedência do terreno\".

O presidente da câmara, Artur Cascarejo, disse ao JN \"Estando este processo em segredo de justiça, com uma queixa na IGAT e no Tribunal Administrativo, obviamente não posso prestar declarações públicas, enquanto não responder a estas duas entidades\". O autarca remete para \"mais tarde, quaisquer esclarecimentos\".

«O problema é outro»

Já o representante da Cooperativa de Habitação \"Bons Amigos\", José Manuel Ferreira, que também já foi vereador do PSD, considera que \"o problema é outro. O dr. Miguel Rodrigues tem um ódio grande a Vilar de Maçada, e a mim pessoalmente, pois nas últimas eleições teve aqui o pior resultado de sempre. Esse é o seu único problema\", remata.



PARTILHAR:

«Alguém anda a brincar com o povo»

Via Sacra em Vinhais