O município de Freixo de Espada à Cinta vai investir mais de 600 mil euros nas obras de requalificação da Igreja da Misericórdia, datada do século XVI, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.
“Esta é uma obra há muito aguardada pela população e há muito prometida. Conseguimos uma candidatura a fundos comunitários onde alocamos uma verba de 617.988,68 euros para conservação e restauro do património e a requalificação desta igreja histórica”, explicou Nuno Ferreira.
De acordo com o autarca socialista do distrito de Bragança, a Igreja da Misericórdia é símbolo da arquitetura manuelina e património cultural do centro histórico do concelho de Freixo de Espada à Cinta e encontrava-se em estado avançado de deterioração, o que tornava urgente a realização de obras para proteção do monumento no seu todo e para a salvaguarda do património artístico integrado no seu interior.
“A grande finalidade desta intervenção é evitar que este templo entre em estado de degradação e assim conseguir reabilitar este património, que é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Freixo de Espada à Cinta”, indicou Nuno Ferreira.
A Igreja da Misericórdia foi fundada nos primeiros anos do séc. XVI.
O monumento está classificado como sendo de Interesse Público desde 1951, e possui uma Zona Especial de Proteção conjunta com a Igreja Matriz, de estilo manuelino, desde 1953.
A candidatura ao Programa Operacional do Norte contempla intervenções ao nível do edificado e património, incidindo os atuais procedimentos nos espaços da capela-mor, capela lateral e sacristia.
O executivo autárquico tem acompanhado de perto estas intervenções, que representam um enorme impacto social, cultural, religioso e financeiro para o concelho de Freixo de Espada à Cinta, bem como a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).