O convento de S. Francisco e edifícios anexos, onde estão instalados os Paços do Concelho de Mogadouro, vão sofrer obras de requalificação em toda a área exterior. A intervenção vai abranger todos os alçados do edifício e o telhado, já que é notória a infiltração de humidade na igreja do convento, onde estão guardadas valiosas peças de arte sacra e pinturas religiosas.

O sistema de escoamento de águas pluviais será também alterado, já que a infiltração de águas começa a ser preocupante.

A caixilharia das grandes janelas e porta de madeira do edifício vai ser igualmente restaurada, bem como o gradeamento metálico existente.

Segundo o presidente da Câmara, Morais Machado, as obras de restauro do edifício serão executadas de imediato, nomeadamente ao nível da cobertura e pintura das paredes exterior. Segundo a mesma fonte, é importante, também, alindar a zona central da vila onde o imóvel está instalado. A obra encontra-se já na fase de adjudicação, estando calculado o valor da intervenção em cerca de 100 mil euros. De acordo com estudos efectuados pelo historiador António Rodrigues Mourinho, o convento de S. Francisco foi fundando em 1618 e foi provavelmente por esta data que começaram as obras de construção do actual edifício.

\"A ter em conta a data gravada na cartela que se encontra que se encontra sobre o nicho da fachada da igreja, a construção do edifício deve ter terminado no ano de 1689, mas há elementos documentais que provam que a igreja estaria pronta ou, pelo menos, capaz de servir o culto 20 anos antes\" explica o historiador.



PARTILHAR:

PSP de Chaves em ebulição

Autarquias em movimento