A diversidade da gastronomia transmontana vai animar os meses frios em Macedo de Cavaleiros, com fins de semana gastronómicos dedicados aos pratos regionais de inverno ao longo de seis meses, divulgou hoje a câmara municipal.

Este município do distrito de Bragança vai dedicar um fim de semana em cada mês a um produto que se destaca na gastronomia regional, um segmento de turismo "com um potencial imenso” na região, como destacou o presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues.

“Seis meses, seis fins de semana, seis produtos típicos do município de Macedo de Cavaleiros”, assim se resume a iniciativa que arranca a 12 de novembro com três dias (entre sexta e domingo) dedicados a ementas onde a castanha é a rainha.

Cerca de duas dezenas de restaurantes do concelho participam, segundo a autarquia, neste evento que ambiciona confirmar a fama de se comer bem nesta região.

“O turismo gastronómico é mais uma das vertentes que pode levar o nome de Macedo de Cavaleiros além-fronteiras, ao mesmo tempo que se constitui como mais uma forma de ajudar a dinamizar a economia local”, na opinião do presidente da câmara.

Depois da castanha, de 12 a 14 de novembro, segue-se, de 10 a 12 de dezembro, o fim de semana gastronómico do Azedo, um dos enchidos do fumeiro transmontano feito à base da massa de alheira, mas sem o alho.

O fumeiro continua em destaque em janeiro, com o fim de semana de 14 a 16 dedicado às casulas e butelo, o prato típico de inverno que combina o enchido (butelo) feito com ossinhos do espinhaço e costela de porco, com as casulas, um feijão seco com casca que, depois de demolhado durante várias horas, é cozido juntamente com o enchido.

O último fim de semana de janeiro, entre 27 a 30, está reservado para a Rota do Javali, com javali no pote à moda de Macedo de Cavaleiros, um prato certificado.

Em fevereiro, anuncia-se o Entrudo Chocalheiro dos caretos de Podence Património da Humanidade com o Festival do Grelo a começar dia 25 e a terminar a 01 de março, aproveitando o período em que os tradicionais mascarados saem à rua,

Esta ronda pela gastronomia termina no fim de semana de 15 a 17 de abril com o “Cabrito à mesa”, prato típico, sobretudo da época da Páscoa.

O autarca de Macedo de Cavaleiros acredita que estes fins de semana gastronómicos mensais serão “uma excelente oportunidade” para conhecer o concelho e experimentar o que de melhor tem a gastronomia local.



PARTILHAR:

GNR de Vila Real deteve 12 pessoas suspeitas de burla

Candidatura a Capital Europeia da Cultura origina troca de críticas em Vila Real