O Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos tomam, a partir de hoje, Bragança de assalto, naquele que promete ser um evento singular por ambicionar misturar o melhor de dois mundos tão distintos, mas com tanto em comum.

 

De 1 a 3 de março, a genuína gastronomia nordestina e o melhor do património cultural transmontano, dão as mãos em Bragança para o criar de um evento ímpar que, pela primeira vez, irá reunir o Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos.

Na apresentação oficial à imprensa regional e nacional que decorreu a 18 de fevereiro, na Quinta da Trajinha, do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Bragança, o presidente da Câmara Municipal de Bragança foi perentório em afirmar que “esta junção de dois eventos tão emblemáticos do nosso concelho permitir-lhe-á alcançar uma maior dimensão, unindo logística e públicos com o melhor da gastronomia tradicional e da cultura local”.

Colocando em primazia um dos pratos mais tradicionais à base de enchidos do Nordeste Transmontano, o Butelo com Casulas, aliado à cultura popular caraterizada pelos caretos, Hernâni Dias pretende, assim, “conciliar duas vertentes numa só iniciativa, para tentar atrair mais visitantes dando o nosso contributo para a dinamização económica do concelho".

Com uma tenda na Praça Camões, o Festival do Butelo contará com 36 expositores que irão trazer ao comum dos mortais aquilo que de melhor se faz em Trás-os-Montes. "Haverá grande variedade de produtos, mas a nossa aposta vai para a qualidade dos mesmos", fez questão de frisar o edil brigantino, destacando, obviamente, os enchidos, mas, também, o azeite, o vinho, o queijo e os cogumelos, entre outros. De sublinha, ainda, no mesmo espaço, a presença de alguns dos mais célebres especialistas da cozinha da nossa praça como o recém-premiado com uma Estrela Michelin, o Chef Óscar Geadas, do Restaurante G,  Luís Portugal, um dos vencedores do Bib Gourmand, o jovem participante no MasterChef Junior Portugal que a todos encantou pela sua boa disposição, Pedro Jorge, e o Chef António, cuja presença já é habitual neste tipo de eventos, como sempre acompanhado pelos seus formados do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

 

Gastronomia regional e património cultural de excelência conjugam-se, “em perfeita sintonia”, na Capital Nordestina

 

Quanto ao Carnaval, este ano, pela primeira vez, será levado a cabo o “Assalto ao fumeiro” por caretos. Uma encenação que irá procurar recriar uma antiga prática realizada nas aldeias, em que grupos de mascarados invadiam as casas com o intuito de provar os enchidos e de beber o vinho.

Já o desfile de sábado, pelas ruas do centro da cidade, será integrado por cerca de mil figurantes com vários grupos de aldeias vizinhas e crianças das escolas, bem como utentes das Instituições de Solidariedade Social, a associarem-se à festa mascarados de caretos. Considerado o ponto alto, ao final da tarde e como já é hábito será queimado o Diabo com cerca de 10 metros de altura na Praça Cavaleiro de Ferreira.

Desta forma, a autarquia propõe, não só a toda a comunidade brigantina como, também, aos milhares de visitantes esperados, quer nacionais, quer estrangeiros, um fim de semana único, de paladares intensos, repleto de cor, movimento e animação, num evento que pretende fundir o que de melhor se faz no fumeiro trasmontano com os verdadeiros protagonistas de uma das mais autênticas tradições de inverno, os Caretos.

De frisar que esta iniciativa é promovida pelo Município de Bragança, numa organização conjunta com a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a Confraria do Butelo e da Casula e a Academia Ibérica da Máscara, contando, ainda, com o apoio incondicional de 39 entidades oriundas de Portugal e Espanha, assumindo como, de resto, tem vindo a acontecer ao longo das últimas edições, um carácter, indubitavelmente, transfronteiriço.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Podence espera 30 mil foliões no Entrudo Chocalheiro

Demonstração de meios da proteção civil do distrito em Alfândega da Fé