Presunto bísaro com bolo de mel, javali com enoki de castanha e uma torta de azeite com molho de tangerina foram algumas das armas gastronómicas transmontanas para conquistar jornalistas espanhóis na 38.ª Feira Internacional de Turismo em Madrid.

“De Trás-os-Montes trazemos presunto bísaro, mel de Montesinho e medronho. Depois, como prato principal, temos o javali confitado em molho de vinho tinto com creme de maçã e enoki de castanha e a sobremesa é com azeite e azeitona para mostrar que a azeitona poderá ter mais versatilidade do que só nos salgados”, explicou à Lusa André Silva, 32 anos, eleito o Melhor Chefe Cozinheiro do Ano em 2013 e detentor de uma estrela Michelin 2016 quando liderava a Casa da Calçada em Amarante.

O jovem chefe cozinheiro português que está agora no novo projeto, o restaurante Porta, em Bragança, está a realizar "showcookings" à moda de Trás-os-Montes e do Minho na Fitur e está a conseguir conquistar pelo palato os jornalistas espanhóis do setor do turismo, vinhos e gastronomia.

Manuel Bustbad, do jornal digital Expreso, que trabalha a partir da Corunha, cidade portuária da Galiza, afirma ser um “bom conhecedor da gastronomia portuguesa”, porque já viajou muito por Portugal.

“A gastronomia é um dos temas que abordo no que escrevo e também no meu 'blog'. Interessa-me a gastronomia regional de Portugal. Sou um fã da pastelaria portuguesa, que tem produtos de muito boa qualidade”, conta, realçando também os vinhos do Douro e os vinhos Verdes, designadamente a casta alvarinho.

Em entrevista à Lusa afirmou que, do que experimentou hoje no ‘stand’ da Turismo do Porto e Norte de Portugal, presente na Fitur de Madrid, o "mais espetacular" foi o “javali confitado com molho de vinho tinto” e a junção da castanha transmontana com o enoki.

Carmelo Jordá, jornalista do jornal online Libertaddigital, e que escreve sobre temas de turismo há mais de dez anos, disse à Lusa, por seu turno, que da gastronomia portuguesa aprecia o peixe fresco e conhece um “prato especial” e “forte”: as papas de sarrabulho.

Hoje ficou rendido à torta de azeite com molho de tangerina, azeitonas confitadas com especiarias e pólen.

María Jesús Tomé, jornalista do sítio da Internet de turismo, o Tusdestinos.net, também ficou rendida com o tratamento dado à carne de javali pelo chefe André Silva e apreciou o bolo de mel de Montesinho com o transmontano queijo terrincho de denominação de origem protegida (DOP), aliado ao presunto de porco bísaro.

Cármen Casula, fotógrafa e jornalista freelancer que escreve sobre gastronomia, conta que gosta dos vinhos do Norte, principalmente os vinhos do Porto, e ficou rendida aos acepipes transmontanos com o toque de modernidade confecionados pelo chefe André Silva.

Da região do Minho chegou ao estômago dos jornalistas espanhóis o tradicional caldo verde com chouriço, o arroz de sarrabulho com os rojões e o pudim Abade de Priscos.

“Dentro de cada região, tentamos sempre trazer o que de melhor se faz na região, mostrando sempre que é possível inovar sem estragar sabor, o carisma e a identidade que os produtos têm”, explica André Silva, pegando num tabuleiro repleto de pedaços de javali confitado cortado com aspeto de sanduíche a mostrar que pratos tradicionais “bem trabalhados” podem ter uma “apresentação e uma estética mais apelativa”.

A Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) vai estar até ao próximo domingo, dia 21, na Fitur 2018, a promover a região nortenha através da gastronomia e dos vinhos regionais.

Entre os 150 metros quadrados do ‘stand’ da TPNP, os visitantes vão poder degustar também quatro ‘cocktails’ à base de vinho do Porto, espumantes, aguardentes e licores, que o barman Mário Valério criou para melhor promover o destino turístico Norte de Portugal naquela que é considerada uma das maiores feiras de turismo da Europa e que se estima ir receber este ano cerca de 100 mil pessoas este ano.

O presidente da TPNP, Melchior Moreira, especificou que os produtos estratégicos da região Norte que estão a ser promovidos nestes cinco dias da Fitur 2018 em Madrid são a “gastronomia” e os “vinhos”, porque segundo um estudo do perfil do turista que chega ao aeroporto de Sá Carneiro, a gastronomia e vinhos “já têm 23% das preferências dos turistas”.



PARTILHAR:

Eletrificação da Linha do Douro até à Régua avança em 2020

Remessas de emigrantes sobem 3% para 283 milhões de euros