A igreja matriz da localidade foi palco da cerimónia de entronização de novos confrades e da passagem de grau de outros elementos, num ritual muito próprio daquelas colectividades, que teve lugar no passado sábado.
Com oito anos de vida, a confraria é constituída por cerca de duzentas pessoas, oriundas de Trás-os-Montes e Alto Douro. Têm como paixão degustar os produtos regionais e preservá-los na sua mais pura genuinidade.
De acordo com o Grão-Mestre da CEGTMAD, António Monteiro, já foram estabelecidas diversas parcerias com outros países. Na Galiza, por exemplo, são promovidos os produtos gastronómicos e vinícolas da região, como é o caso dos vinhos maduros e generosos do Douro.
Durante o almoço que decorreu em Mogadouro, a ementa era essencialmente composta por cabrito, cogumelos e pantorras, oriundos dos bosques do Parque Natural do Douro Internacional.
A indumentária utilizada pelos confrades, por seu lado, é uma réplica das tradicionais capas de honra mirandesas. São confeccionadas em burel por uma artesã de Sendim.



PARTILHAR:

"Um Milénio de História Portuguesa" em Encontro de Professores

IP3 em consulta pública