A GNR desmantelou uma rede criminosa que assaltou vários estabelecimentos comerciais em Almada, no distrito de Setúbal, tendo detido, na terça-feira, cinco homens com idades entre os 18 e os 34 anos, foi hoje anunciado.

Numa investigação que decorria há seis meses, a GNR detetou a “existência de uma rede que se dedicava à prática reiterada dos crimes de furto em estabelecimentos comerciais”, nomeadamente bombas de gasolina, restaurantes e habitações, adiantou a força policial, em comunicado.

Os crimes foram praticados em vários locais, como Bragança, Faro, Lisboa e Santarém, mas sobretudo na Charneca de Caparica, em Almada, no distrito de Setúbal, estando o material furtado “avaliado em cerca de 450 mil euros e os danos em cerca de dez mil euros”.

Nesta sequência, a GNR montou uma operação com cinco mandados de detenção e 12 mandados de busca domiciliária, que resultaram na apreensão de “diversas peças de vestuário utilizadas nas práticas dos crimes” e “diversas chaves de residências e comandos de garagem”.

“Com esta operação, a GNR desmantelou uma rede responsável pela prática de inúmeros crimes, o que em muito contribuiu para o aumento do sentimento de segurança da população do concelho de Almada, em particular da Charneca de Caparica”, referiu a força policial, na nota divulgada.

Os detidos encontram-se nas instalações da força de segurança e vão ser hoje presentes ao primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

A operação foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal de Almada da GNR, em colaboração com os Destacamentos Territoriais de Almada e Grândola e da Unidade de Intervenção da GNR, num total de 70 efetivos.

 

Sete detidos por suspeitas de crimes de roubo e furto em operação da GNR

Sete pessoas foram hoje detidas em Lisboa e em Évora por suspeitas da prática de 197 crimes de roubo e furto qualificado na sequência de uma operação realizada em 13 distritos do continente, segundo a GNR.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) adiantou que os sete suspeitos, quatro mulheres e três homens com idades entre os 26 e os 63 anos, foram detidos pela Unidade de Intervenção, através da Secção de Informações e Investigação Criminal.

Na origem das detenções está uma investigação a vários crimes que ocorreram em 13 distritos de Portugal continental - Aveiro, Braga, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

“Os suspeitos, estão indiciados em 197 crimes, designadamente 63 por roubo, 102 por furto qualificado, 23 por furto simples e nove por violência após subtração, em que as vítimas eram predominantemente pessoas idosas, em situação vulnerável, encontrando-se habitualmente sozinhas nas suas habitações”, adianta a GNR.

Hoje, a GNR deu cumprimento a 12 mandados de busca domiciliária.

No âmbito desta investigação, os militares da guarda já tinham anteriormente detido 14 pessoas, das quais 10 estão em prisão preventiva e três com apresentações no posto policial da área de residência.

Os suspeitos vão ser presentes na quinta-feira ao Tribunal de Sintra para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

Na operação participaram elementos da Direção de Investigação Criminal da GNR, dos Comandos Territoriais da GNR de Lisboa, Setúbal, Santarém e Évora, bem como da Polícia de Segurança Pública nas áreas de responsabilidade onde decorreram as diligências (Lisboa e Évora).



PARTILHAR:

Autarca com sentimento duplo pela demolição da Panreal

Seleção portuguesa de padres está nas meias-finais do europeu de futsal