O presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Edgar Gata, encontrou-se esta semana com o secretário de Estado das Obras Públicas para discutir as obras de beneficiação que há muito são esperadas no troço de 14 quilómetros da EN 221, que liga a vila ao cruzamento com a EN 220. E regressou "confiante" na solução deste problema. "Fiquei com a certeza que se vai pegar nesta questão de uma vez por todas", afirmou o autarca.

Esta estrada, que já foi chamada de "vergonha nacional", é a única ligação de Freixo ao resto de distrito de Bragança e ao IP2, que passará perto de Moncorvo, considerada "de vital importância para o desenvolvimento social e económico da região". Os esforços para a correcção do traçado já se arrastam há vários anos, tendo sido mais intensos nos últimos cinco. E o problema foi colocado a diversos responsáveis políticos. Até o ex-presidente da Assembleia da República, Almeida Santos, com raízes no concelho, terá sido sensibilizado para a sua resolução.

O projecto foi elaborado, e foram mesmo marcadas datas para o arranque das obras. "A primeira apontava para o início de 2001. Depois, o prazo foi dilatado para o final do mesmo ano, mas a estrada continua na mesma", recorda o autarca.

Quando tudo estava pronto para a abertura do concurso público, foi comunicado à autarquia que as obras necessitavam de um Estudo de Impacte Ambiental, porque a estrada atravessa a área do Parque Natural do Douro Internacional. Uma decisão contestada por Edgar Gata, que argumentou que "as correcções a fazer são de pequena monta e não vão alterar a paisagem".

Agora, o presidente da Câmara de Freixo espera que os 2,5 milhões de euros (500 mil contos) necessários para a obra sejam incluídos no Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) deste ano, afirmando que "o concurso público vai ser lançado em breve".

Numa segunda fase, está ainda prevista a construção de uma circular à vila de Freixo e a benefi-ciação da estrada até Figueira de Castelo Rodrigo. O investimento total é de cerca de 8,5 milhões de euros (1,7 milhões de contos).



PARTILHAR:

Actualização de capital social

Projecto está a ser adaptado