António Carneiro foi ontem homenageado com medalha Mérito Grau Ouro no dia do município, a 29 de junho, em cerimónia evocativa levada a cabo pela Macedo de Cavaleiros.

Na nota de mérito da Câmara podemos ler “António Carneiro foi o incentivador, foi o impulsionador, teve o mérito de não deixar no esquecimento esta tradição milenar ... conseguir criar uma marca identitária do território de Macedo de Cavaleiros, que culminou em dezembro de 2019 com o reconhecimento dos Caretos de Podence como Património Cultural Imaterial de Humanidade, tendo António Carneiro sido um rosto do percurso dos caretos de Podence”.

Por proposta da Assembleia Municipal e deliberação da Câmara Municipal foi concedida a medalha de mérito grau ouro e foi entregue pelo presidente num dia em que foram também homenageados alguns funcionários e presidentes de junta.

O Presidente da Associação de Caretos de Podence, António Carneiro, no sei discurso de agradecimento na sua manifesta humildade declarou “recebo esta distinção, que apesar de ser dirigida a mim, encora-o como o reconhecer do trabalho que as gentes de Podence têm feito ao longo do tempo”

Evocando a sua origem “comecei esta aventura, com apenas 20 anos, soube desde logo, que haveria muito caminho para desbravar e que era necessário batalhar para que Podence deixa-se de ser mais um cantinho perdido no Nordeste Transmontano e se afirmasse como uma referência cultural e turística”, “um caminho de resiliência, levando esta tradição a um símbolo nacional”, mas mais do que isso “a tradição “Caretos de Podence” revela-se na sua genuidade a nível nacional e a nível mundial com a distinção a UNESCO”.

António Carneiro prometeu “desenganem-se aqueles que acham que vamos ficar por aqui... um objetivo passa por materializar a construção do museu Europeu da Máscara e do Chocalho”.

 

Cerimónia completa

https://fb.watch/6rZZPx4zyx/


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Bombeiros em aldeias de Vila Real para deteção e intervenção mais rápida

Incubadora do Tua estimula 30 novos negócios em menos de num ano