O grupo húngaro Romengo apresenta sábado, em Vila Real, a nova música cigana da Europa de Leste, num espectáculo único em Portugal, anunciou hoje a organização.

O espectáculo dos Romengo está inserido no ciclo de «Concertos de Verão - 6º Festival de Músicas do Mundo», que o Teatro de Vila Real promove gratuitamente todos os sábados até ao final de Agosto.

O grupo húngaro interpreta composições originais e canções tradicionais passadas através das gerações.

«A sua sonoridade única é um testemunho da vitalidade e dinamismo da herança cigana da família Olah e mostra a inspiração inovadora, o espírito festivo e aglutinante dos Romengo», refere a organização.

A vocalista, Monika Lakatos, é considerada na Hungria uma das vozes «mais poderosas, expressivas e autênticas deste género musical».

Lakatos sobe ao palco de Vila Real acompanhada por Mihály «Mazsi» Rostás, na voz e guitarra, János «Guszti» Lakatos, percussão, Misi Kovács, no violino, e Csaba Novák, no contrabaixo.

O programa dos concertos de Verão integra um total de 12 espectáculos com artistas provenientes de nove países.

A organização classificou o festival como uma «montra de diferentes tradições culturais».

No dia 15 de Agosto, é a vez de subir ao palco do auditório exterior a galega Mercedes Péon, que foi nomeada «Melhor Artista do Ano» pela revista Folkworld.

O festival termina 29 de Agosto com os alemães Polkaholix, cujo trabalho assenta na tradição da polca da Europa Central, evidenciando ainda influências da Boémia, das Caraíbas, de África, do folclore germânico e do rock n roll.

O seu disco «The Great Polka Swindle» foi distinguido com o Prémio da crítica Alemã.

Com um orçamento de 90 mil euros, a orginação espera que a edição 2009 ultrapasse os 10 mil espectadores da edição anterior.



PARTILHAR:

Detido sexagenário procurado

Preso por disparar contra casa