Foi quente a última assembleia geral da Associação dos Amigos do Museu do Douro (AAMD), na Régua a reunião acabou com a aprovação de uma proposta de retirada de confiança ao novo presidente Amadeu Castro.

A proposta foi apresentada por Francisco Silva, o homem mais próximo do antigo director do Museu do Douro, Gaspar Martins Pereira, que se demitiu no passado mês de Fevereiro, na sequência de desentendimentos com o Conselho de Administração da Fundação do Museu. O padre Amadeu Castro, vogal do Conselho de Administração e presidente da associação de amigos, votou favoravelmente a saída de Martins Pereira, \"sem auscultar a opinião de qualquer instância da nossa Associação e, muito menos, a vontade dos Amigos do Museu do Douro\", disse ao JN Francisco Silva, o homem que foi nomeado director interino do Museu do Douro em Março de 2006 e que acabou por ver retirada essa nomeação há 15 dias.

Dos cerca de 40 sócios presentes na reunião, 27 votaram pela retirada de confiança ao presidente, 11 contra e dois votaram em branco. Mas, ao que parece, Amadeu Castro não está a pensar deixar o lugar. Contactado pelo JN, o presidente da AAMD diz que \"alguns associados confundiram o papel de presidente da associação de amigos com o papel de vogal do conselho de administração da fundação\". E acrescenta \"São apenas 27 sócios de cerca de 40 presentes, mas de um universo total de quase 500\".

Daniel Bastos, presidente da mesa da assembleia, por seu lado, garante \"apoio total ao padre Amadeu Castro\", e refere que \"a proposta que está a ser analisada por um jurista não deverá ter qualquer repercussão\".

Recorde-se que Gaspar Martins Pereira demitiu-se, mas muitos são os que consideram que o historiador foi \"empurrado\", tendo sido já alvo de várias demonstrações públicas de apoio, incluindo um jantar que juntou mais de uma centena de pessoas.

Entretanto, aguarda-se a tomada de posse do novo director do Museu, o técnico do IPPAR, Maia Pinto.



PARTILHAR:

Reabilitação do troço

Primeira chama do gás natural