O facto de a igreja matriz de Algosinho, Mogadouro, não ter luz eléctrica no seu interior está a deixar os seus habitantes indignados. A celebração de missa ou outros actos religiosos ficam assim comprometidos, já que só se podem realizar durante o dia.

O estilo medieval apenas deixa entrar alguma luz natural por uma abertura do estilo \"rosácea\" colocada na parte superior da porta principal e alguns orifícios abertos nas paredes laterais da igreja. A situação agrava-se nesta altura do ano, em que há os dias são menos luminosos. \" O facto da igreja não ter luz eléctrica causa-nos transtornos, há pessoas que chegam aqui ao final de tarde para visitar o templo e voltam para trás porque nada se vê e em caso de morte não se pode velar um corpo na igreja\", lamenta Maria Gomes, uma das habitantes da aldeia.

O templo de estilo românico é datado do século XIII, sendo considerado um dos mais belos exemplares da arquitectura românica no distrito de Bragança. Por isso, é muito procurada por turistas e estudiosos. Segundo Carlos Reis, secretário da Junta de Freguesia, já foram feita algumas diligências junto do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) no sentido de fazer a instalação da electricidade na igreja de Algosinho, mas até ao momento não houve resposta.

\"A situação é inaceitável, já que há pontos de luz a pouco metros da igreja e a instalação não seria dispendiosa. Penso que é dos poucos monumentos nacionais que não tem luz eléctrica,\" afiança o autarca. Segundo apurou o Jornal de Notícias, técnicos do IGESPAR já estiveram no templo românico para se inteirarem situação.



PARTILHAR:

Ambulâncias SIV a 1 de Dezembro

PSD questiona barragem