Assinado acordo entre Governo e autarcas locais que põe termo às ações judiciais em curso e que determina a permanência em definitivo do Helicóptero de Emergência Médica em Macedo de Cavaleiros.

 

Foi homologado na manhã de sábado o acordo entre o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, os doze presidentes de câmara do distrito de Bragança e outras entidades, locais e nacionais, que visa por termo às ações judiciais em curso e que determina a permanência em definitivo do Helicóptero de Emergência Médica em Macedo de Cavaleiros.

Nas palavras do responsável pela pasta da saúde, que discursou no hangar onde está sediado o meio aéreo de socorro e onde decorreu a cerimónia protocolar, a permanência do helicóptero em Macedo é um “ato de justiça para os transmontanos, um ato de tranquilidade para com a população, é, sobretudo, uma manifestação de confiança para que quem está no interior, em condições muito difíceis de acesso aos cuidados de saúde possa, pelo menos nesta matéria, ter tranquilidade”.

Terminam, assim, quatro anos de litígio entre munícipes e Governo, depois do processo desencadeado no ano de 2012, quando o INEM anunciou a sua deslocalização para Vila Real. Com o novo acordo assinado no hangar do Heliporto, os autarcas comprometem-se a retirar os processos pendentes nos tribunais, depois de já terem gasto cerca de 60 mil euros em ações jurídicas.

De salientar que o helicóptero nunca chegou a ser retirado, pois o povo transmontano e os autarcas uniram-se, apresentando diversas providências cautelares que adiaram todo o processo de deslocalização. Por fim, os tribunais decidiram a favor dos presidentes de câmara.

O anfitrião também destacou a união entre todos, mostrando-se “tranquilo” com o novo acordo alcançado com o Governo porque há uma alínea que assegura que terá de haver uma posição unânime dos 12 municípios para existirem quaisquer alterações ao acordo firmado sábado. “O dia de hoje significa que a união faz a força”, reiterou o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros.

“Nós para chegarmos de Freixo de Espada à Cinta, ao hospital central, demoramos uma hora e meia, portanto o helicóptero em dez, quinze minutos, está em Freixo de Espada à Cinta e, por isso, é que é importante estar aqui centralizado, porque não abarca só o distrito de Bragança, vai à Guarda, Viseu e ainda faz o serviço do Minho”, defendeu o representante dos autarcas, Duarte Moreno.

Já o representante do movimento cívico que promoveu as três manifestações populares “O Héli é Nosso” preferiu destacar o número de vidas salvas que teriam sido perdidas caso a deslocalização do meio de socorro tivesse de fato acontecido. No entanto, Ilídio Mesquita prometeu continuar “atento e vigilante”.

 

TESTEMUNHOS

No final da assinatura do acordo, o Diário de Trás-os-Montes esteve à conversa com alguns autarcas do distrito para saber as suas opiniões e estados de espírito:

 

Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas

“Acho que a manutenção do helicóptero em Macedo de Cavaleiros é muito importante para as nossas populações, dado que é um meio que nos serve, mas que por nada pode sair daqui, senão ficamos muito mal”

 

Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes

“Isto representa para nós e para todo o território uma mais-valia porque quando nós enquanto autarcas aceitámos fazer uma restruturação dos Serviços de Atendimento Permanente fizemo-lo com a contrapartida de termos uma rede pré-hospitalar de emergência a funcionar em todo o território e o helicóptero é uma espécie de pilar dessa rede de emergência hospitalar”.

 

Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias

“Este importante meio de socorro consegue de forma muito rápida chegar a todo o lado e hoje verificámos aqui que confirmou-se aquilo que as populações já esperavam e sempre defenderam que era a manutenção do helicóptero no nosso território de maneira a conseguirmos chegar de forma muito mais rápida às pessoas que de fato dele necessitam. Hoje foi uma confirmação daquilo que já estava garantido”. 
 

FOTOGALERIA EM: http://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/helicoptero-em-macedo

 

 



PARTILHAR:

José Cid desperta a fúria transmontana

Duas mil trutas repovoam concelho de Vila Flor