A Câmara Municipal de Chaves vai construir uma nova rotunda numa das mais movimentadas avenidas da cidade de Chaves, a da Trindade. Embora o objectivo da obra seja o de ordenar a distribuição do trânsito no local, nomeadamente dando acesso a um dos novos hipermercados que se vai instalar na cidade, e que, aliás, vai custear o investimento, espera-se também que a rotunda venha a funcionar como moderador de velocidade.

Apesar de estar limitada a 50 quilómetros por hora, a verdade é que os carros passam na via a \"altas velocidades\". Aliás, depois de alguns atropelamentos e muitos sustos, vários moradores e comerciantes do local chegaram a entregar na Câmara um abaixo-assinado a exigir medidas para evitar obrigar os automobilistas a reduzir a velocidade, e, assim, promover a segurança dos peões.

Além de dar acesso ao hipermercado Modelo, a via liga também a uma zona industrial da cidade e, em breve, ao Retail Park, um espaço comercial ainda em construção.

A abertura do concurso para a construção da rotunda foi aprovado na última reunião de Câmara de Chaves. E o valor estimado da obra ronda os 600 mil euros, um investimento que, através de um convénio urbanístico realizado com a Autarquia, será suportado pelo hipermercado que irá beneficiar da ligação, o \"Lidl\", que deverá abrir portas por altura da Páscoa.

No entanto, além de dar acesso à unidade comercial, a rotunda facilitará também a saída para a Avenida do Tâmega, para a denominada estrada da Seara, estando ainda previsto um \"braço\" para a A24, que passa nas imediações. A obra , que nascer á sensivelmente a meio da Avenida, obrigará a expropriações e demolições, incluindo habitações.

\"Além de ser uma intervenção que vai melhorar muito o ordenamento do tráfego no local, deixará também menos espaço para que os condutores excedam a velocidade e tornem a via perigosa para os peões\", disse, ao JN, fonte camarária.



PARTILHAR:

Monumento com especial relevância

Exposição de Balbina Mendes