A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) investiu mais de quatro milhões de euros no hospital de Bragança para modernizar serviços clínicos e aumentar a eficiência energética, informou hoje a instituição.
A ULSNE explicou que as intervenções permitiram o “aumento da eficiência energética, gestão inteligente de energia, utilização de energias renováveis e modernização de serviços clínicos”.
Assim, este projeto permitiu implementar “soluções ambientalmente sustentáveis com impacto significativo ao nível da redução dos consumos de energia primária, através da instalação de sistemas fotovoltaicos para produção de energia, sistemas solares térmicos para aquecimento de águas e isolamento térmico com sistema de capoto e substituição de caixilharias”.
Para o aquecimento, a ventilação e ar condicionado “foram instaladas unidades de tratamento de ar (UTA) e unidades de arrefecimento, que permitem um conforto térmico controlado e eficiente e asseguram a qualidade do ar interior, essencial ao nível da segurança dos cuidados de saúde em ambiente hospitalar”.
Esta foi a última etapa de um processo que englobou os outros dois hospitais do distrito, Mirandela e Macedo de Cavaleiros, e que custou cerca de 10 milhões de euros, segundo a informação da ULSNE.
Ainda na unidade de Bragança, acrescenta, foi remodelado o serviço de Ginecologia e Obstetrícia, “cuja intervenção permitiu melhorar as condições para grávidas e parturientes, recém-nascidos, acompanhantes e visitas, contribuindo para um acolhimento humanizado e para a prestação de cuidados de saúde de qualidade e em segurança nas diferentes fases do processo de acompanhamento”.
Foram também intervencionados pavimentos, tetos e caixilharias, bem como as redes de águas e elétrica. Foi também instalada uma rede de gases e sistema Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC) e mudados mobiliários e equipamentos.
Esta obra custou cerca de 713 mil euros, financiados no âmbito do Programa de Incentivo à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A 24 de fevereiro deste ano, a ULSNE informou que também tem em curso obras de remodelação do Departamento de Saúde Mental e da Urgência de Pediatria na unidade hospitalar de Bragança, orçadas em 1,85 milhões de euros.