A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) iniciou obras de remodelação do Departamento de Saúde Mental e da Urgência de Pediatria na unidade hospitalar de Bragança, num investimento de 1,85 milhões de euros, foi hoje anunciado.
Numa nota, a ULSNE refere que a intervenção mais demorada será nas instalações hospitalares de Saúde Mental, com um prazo previsto de 10 meses, enquanto a requalificação no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica deverá durar três meses.
A maior fatia do orçamento é destinada ao Departamento de Saúde Mental, com o custo de cerca de 1,74 milhões de euros, financiado em 1,5 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), indicou a ULSNE.
“A requalificação das instalações hospitalares de Saúde Mental permitirá, desde logo, a integração de diversos serviços que funcionavam em edifícios dispersos, como a Unidade de Pedopsiquiatria, promovendo uma maior articulação e eficácia no atendimento e um ambiente de trabalho mais coeso para os profissionais”, detalhou.
Os trabalhos nessa valência incluem também a construção de um novo espaço destinado a consultas. Está ainda prevista a reorganização e modernização das áreas de internamento.
Já no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Bragança, uma intervenção estimada em perto de 104 mil euros, o melhoramento na Urgência de Pediatria vai permitir que, segundo a ULSNE, “a área destinada a crianças e jovens em idade pediátrica passe a funcionar de forma totalmente independente, proporcionando melhorias ao nível do atendimento e conforto para utentes e acompanhantes”.
Para minimizar os constrangimentos dos utentes durante este período, a ULSNE “está a implementar soluções faseadas e organizadas” para facilitar a circulação e acessibilidade nos locais intervencionados.
Foto: AP