Região promovida em Madrid, Paris, Londres, Berna, Berlim e Washington.
Madrid, Paris, Londres, Berna, Berlim e Washington - eis as seis cidades onde vão desenvolver-se acções de promoção do Douro. O anúncio foi feito ontem pela Estrutura de Missão do Douro, durante a visita de 35 embaixadores à região.
A Estrutura de Missão do Douro, em parceria com o Turismo do Douro, o Museu do Douro e a Rota do Vinho do Porto, adoptou para fins de promoção turística da região a marca \"I Douro You\". \"A adopção da lovebrand pressupÎs uma mensagem simultaneamente universal, emocional e diferenciadora\", referiu a organização.
Da mesma forma, vários \"embaixadouros\" (embaixadores da região do Douro) serão nomeados para \"vender a região além fronteiras\". Ontem, o primeiro a ser anunciado foi o empresário Mário Ferreira, da Douro Azul (ler texto em baixo).
Para o efeito, até 2010 será levada a cabo uma acção inédita de internacionalização da região do Douro - onde está incluída igualmente a capital dos Estados Unidos da América - que tem um investimento previsto até Julho do próximo ano de 870 mil euros, dos quais 70% deverão ser cofinanciados através dos fundos estruturais, ao abrigo de uma candidatura já apresentada ao programa Operacional Regional do Norte.
Desta forma, o projecto Douro Vivo \"tem como objectivos projectar nacional e internacionalmente o potencial turístico da região do Douro, nas vertentes de procura turística e atracção de investimentos, e contribuir para a fixação temporal dos visitantes, combatendo a sazonalidade\", sublinhou a Estrutura de Missão do Douro.
Para Ricardo Magalhães, chefe do projecto, \"só desta forma se consegue abrir o Douro ao mundo\". Na opinião do mesmo responsável, \"desde que foi atribuído o título de Património da Humanidade ao Alto Douro Vinhateiro (a 14 de Dezembro de 2001) a região esteve muito tempo fechada sobre si própria\".
\"Entretanto passaram-se oito anos. Tempo mais que suficiente para começarmos a tirar melhor partido desse estatuto\", acrescentou.
Além do \"trabalho concertado com as embaixadas\", na perspectiva de divulgação internacional da região, Ricardo Magalhães chamou a atenção para a necessidade se melhorarem os acessos ao Douro, nomeadamente em zonas como a de Tabuaço e de S. João da Pesqueira.
\"A capacidade de oferta da região tem de aumentar em qualidade e quantidade\", afirmou o chefe da Estrutura de Missão do Douro, que especificou que \"as 2500 camas é claramente insuficiente, havendo o objectivo claro de, em 2013, a região do Douro poder oferecer 4500 camas\". A iniciativa \"O mundo no Douro\", que no fim-de-semana levou 35 embaixadores dos cinco continentes a conhecerem a região vinhateira do Douro, foi o arranque de outros projectos que se estenderão até ao próximo ano.
Neste contexto, há a realçar a programação e realização de 40 concertos, organizados pelo Museu do Douro, como factor de animação turística e diversificação da oferta cultural, ou a actividade de responsabilidade social, que levará, ainda no decorrer deste ano, um conjunto de jovens da região a ver o mar pela primeira vez, a partir de um cruzeiro fluvial.