Segundo o comunicado, há já meses que a comunicação social portuguesa tem conhecimento da realização do I Festival de Cultura Açoriana, a decorrer de 17 a 27 de Maio nas cidades de Montreal, Laval e Gatineau (província de Québec, Canadá). "Contudo, aos Açores, não têm chegado imagens deste Festival que se desenrola no seio da comunidade multicultural canadiana, desta feita, com destacada evidência para as gentes de origem açoriana", refere.
Acentua-se no comunicado que a necessidade de uma comunicação contínua neste género de realizações tem vindo a ser lembrada, frequentemente, designadamente no encontro das Associações Culturais Açorianas, que teve lugar há um ano, na cidade da Horta.
Insiste em que existem no continente norte-americano representantes da RTP Açores que, "supostamente, devem acompanhar o passo e as actividades desenvolvidas no seio da comunidade açoriana e, sempre que possível, tentar informar os que se encontram mais distantes, numa tentativa de estreitar laços, tendo sempre presente a necessidade de dar mais visibilidade às iniciativas criativas deste povo desenraizado e há anos esquecido".
Depoois de referir que a RTP Açores vai, certamente, aparecer nos dias 26 e 27 de Maio, quando da presença de Carlos César, o comunicado termina: "Apesar do devido respeito e admiração que tenho pelas autoridades regionais, não posso deixar de observar a lastimosa ausência, no decorrer deste primeiro Festival de Cultura Açoriana, deste importante órgão de comunicação social que deve estar ao serviço de todos os açorianos. E nós também somos açorianos".