Serão 150 os ciclistas a pedalarem durante dois dias ao longo de um traçado de 220 quilómetros repartido por três etapas de uma prova desportiva que irá passar por entre seis concelhos do distrito de Bragança.
Foi apresentada esta segunda-feira, dia 9 de abril, a primeira edição da Volta ao Nordeste em Bicicleta. A prova desportiva vai decorrer nos dias 21 e 22 de abril, num traçado aberto ao trânsito com 220 quilómetros distribuídos por seis concelhos do distrito de Bragança e com a chegada de consagração do camisola amarela a realizar-se no coração da cidade, em plena Avenida Sá Carneiro. Na Conferência de Imprensa, que decorreu pelas 17h30 na Sala de Atos do Teatro Municipal, a Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, entidade responsável pela iniciativa, desenvolveu todos os pormenores inerentes à organização, ao traçado e às três etapas que irão constituir a “Volta”, onde cerca de 150 ciclistas irão pedalar por algumas das mais belas paisagens transmontanas. Entre elas, as localidades de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Mogadouro, Vimioso e, finalmente, Bragança, darão o mote para dois dias de competição, onde o convívio será, talvez, o elo de ligação mais forte entre todos os participantes.
“Este é o grande evento da associação este ano e surgiu na tentativa de fazermos uma prova diferente do que aquilo que já existia”, começou por declarar o presidente da Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, mais conhecida por ACB. Segundo Miguel Monteiro, “esta volta será um tubo de ensaio para depois, para o ano, conseguirmos abarcar mais concelhos e mais dias”.
A I Volta ao Nordeste em Bicicleta será uma prova por equipas, onde só o contrarrelógio será disputado a título individual. “Até domingo, já tínhamos 7 ou 8 equipas, com o máximo de 12 elementos e no mínimo 5. Mas as pessoas ainda vão a tempo de se inscrevem no site da ACB”, lembrou o responsável, que confessa serem “necessários mais treinadores e mais escolas” na cidade e no distrito, manifestando uma vontade “que está em fase de estudo” de um centro de treino com uma pista de ciclismo para os mais novos. “Falta o investimento”, frisa.
Bragança receberá, a 22 de abril, o término de uma prova inscrita no calendário regional reservada a corredores das categorias Masters, Elites e Sub23 Amadores.
Depois do Granfondo, esta é mais uma iniciativa relacionada com o ciclismo que conta com o apoio incondicional do município. “Fomos contatados pelo presidente do ACB e manifestámos, desde logo, essa vontade em poder ajudar e, entretanto, atribuímos um apoio financeiro no valor de 1500 euros”, informou o presidente da Câmara Municipal de Bragança, confiante de que este “possa ser o início de uma congregação de vontades para eventos futuros de ainda maior dimensão”.
Como já é seu apanágio, o próprio Hernâni Dias escolhe, sempre que a sua agenda o permite, participar neste tipo de eventos desportivos ligados ao ciclismo. E a “Volta ao Nordeste em Bicicleta” não será exceção. Por conhecer tão bem a realidade de uma modalidade que tem vindo a crescer claramente no interior norte do país e a conquistar adeptos ao longo dos últimos anos, nomeadamente, na cidade a que preside, o edil brigantino admite que a autarquia tem vindo a fazer um esforço no sentido de “acompanhar esta dinâmica que vai sendo criada por todos aqueles que gostam e praticam esta modalidade”, “de forma a que haja cada vez mais gente a praticar desporto”, cumprindo-se, assim, uma das muitas estratégias do executivo.
Ricardo Vilela, um ciclista com sangue transmontano a correr-lhe nas veias e que dispensa apresentações, também marcou presença na Conferência de Imprensa, mostrando, assim, o seu total apoio à organização que congratula pela tomada de iniciativa. Apesar de parte da prova acontecer na sua cidade natal, a verdade é que o atleta profissional não poderá participar, dado que, por essa mesma altura, encontrar-se-á em competição.
Mapas interativos “I Volta ao Nordeste em Bicicleta”:
- Etapa 1: https://ridewithgps.com/routes/26799996
- Etapa 2: https://ridewithgps.com/routes/26799997
- Etapa 3: https://ridewithgps.com/routes/26800004
Perfil de etapas da “I Volta ao Nordeste em Bicicleta”:
Contrarrelógio Equipas – Macedo de Cavaleiros, 21 de Abril (11:00)
Etapa 1 – dia 21 de Abril (15:00h)
Início em Macedo de Cavaleiros, Sambade, Alfandega da Fé, Estevais, Via Panorâmica em torre Moncorvo e final dentro desta Localidade.
Total: 60 km
Etapa 2 – dia 22 de Abril (9:30h)
Início em Torre de Moncorvo, Carvalhal, Carviçais, Castelo Branco, Zada e final em Mogadouro
Total: 55 km
Etapa 3 – dia 22 de Abril (16:00h)
Início em Vimioso, Carção, Argozelo, Outeiro, Milhão, Gimonde, e final em Bragança.
Total: 50 km