A igreja de Santa Maria de Oliveira, em Mesão Frio, está em vias de ser classificada como monumento de Interesse Público, um passo para a preservação deste património com cerca de 300 anos, foi hoje anunciado.

O anúncio da abertura do procedimento de classificação da Igreja de Santa Maria de Oliveira, na freguesia de Oliveira daquele concelho do distrito de Vila Real, foi publicado hoje, em Diário da República, após proposta da antiga Direção Regional de Cultura do Norte e posterior informação favorável do Departamento de Bens Culturais do instituto público Património Cultural.

A igreja foi construída em 1694 e, no seu interior, destacam-se a talha dourada e policromada – ao estilo nacional e rococó – que reveste na totalidade tetos e paredes e um conjunto de pinturas sobre madeira na transição dos séculos XVII e XVIII.

O presidente da Câmara de Mesão Frio, Paulo Silva, disse hoje à agência Lusa que esta classificação poderá ser um passo importante para a recuperação do edifício e restauro do seu interior, bem como à valorização da igreja que poderá ajudar a captar mais turistas a este município do Douro, no sul do distrito de Vila Real.

“Abre-nos caminho a possíveis recuperações. Permite-nos, com mais facilidade, aceder a programas de apoio e fundos comunitários”, salientou o autarca, que considerou que estas iniciativas podem ajudar ao “desenvolvimento cultural, económico e religioso” destas localidades do interior.

O presidente da câmara destacou ainda uma ação que o município quer desenvolver com vista à preservação do património religioso do concelho.

Paulo Silva realçou a ação do vereador da Cultura, Fernando Correia, ex-presidente da Junta de Oliveira, do pároco e Comissão Fabriqueira daquela igreja, como impulsionadores deste processo de classificação.

O imóvel em vias de classificação e os localizados na zona geral de proteção (50 metros contados a partir dos seus limites externos) ficam abrangidos pelas disposições legais em vigor.

Os elementos relevantes do processo, como fundamentação, despacho e planta do imóvel em vias de classificação e da respetiva zona geral de proteção, estão disponíveis nas páginas eletrónicas da Património Cultural, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e da Câmara de Mesão Frio.




PARTILHAR:

AT em condições de concluir apuramento de impostos associados à venda de barragens

Processo criminal de alegado homicídio extinto em Bragança por morte do arguido