«Carrazeda de Ansiães não tem um templo próprio e, por isso, precisa de uma igreja condizente com a sede de concelho». Quem o afirma é o pároco, António Júlio Cruz, notando que Carrazeda não tem, de facto, uma igreja, embora exista um templo que é considerado como tal.

Segundo o padre, o imóvel, que data de 1790, é, afinal, \"uma capela com algumas dimensões, mas insuficientes\".

Até porque há gente das aldeias vizinhas que vai à missa a Carrazeda e o espaço começa a faltar. \"Temos de pensar mesmo num templo que não seja uma adaptação casual\".

António Júlio Cruz sublinha que há muitas aldeias no concelho que têm melhores igrejas que a sede de concelho, embora reconheça que a tal capela da vila \"foi bem aproveitada e está limpinha\", facto que diz ser realçado por muita gente, mesmo fora da localidade.

\"Costumo dizer que sou pároco da única vila que não tem um templo a sério e da única freguesia que não tem uma capela (Castanheiro do Norte, no mesmo concelho)\", sorri em declarações ao JN.

O pároco de Carrazeda de Ansiães assinala que não tem sido fácil colocar em prática a ideia de construção de uma igreja na vila. Primeiro por causa da falta de espaço, depois devido à revisão do Plano Director Municipal (PDM). Porém, assume que \"a ideia está a fermentar\" e que \"um espaço bonito\" poderia ser o descampado criado pela demolição de um bairro da lata, junto ao velho cemitério.



PARTILHAR:

Casal espanhol morreu no IP4

Editado pelo grupo Impala