Cerca de 16 mil pessoas são esperadas na III Feira Gastronómica do Cabrito e da Castanha, que se realiza nos próximos dias 6 e 7, em Vila Pouca de Aguiar. Promover e divulgar dois produtos de excelência do concelho é o principal objectivo do evento, organizado pelo município de Vila Pouca de Aguiar.

Nestes dois dias, os vários restaurantes do concelho vão propor aos visitantes os dons da gastronomia da região, em pratos onde o cabrito tem sempre como companhia a castanha produzida nos extensos soutos do concelho.

A gastronomia da região é reconhecida pelos especialistas como possuidora de qualidades ímpares, facto a que não é alheia a altitude e exposição das grandes manchas de castanheiro e do sentido dos ventos (transportadores de menos ou mais humidade). Daí a produção de uma castanha luzidia de aspecto uniforme, que, depois de cozida ou assada, é macia na boca, sabor a manteiga e de travo fino.

Em paralelo vão decorrer ainda o VII Concurso Nacional de Cabra Bravia e o II Concurso Concelhio. Por sua vez, a castanha terá a terceira edição do Concurso de Castanha das variedades judia, cota e longal. A componente musical do evento é assegurada pela actuação de ranchos folclóricos e grupos de música tradicional. Destaque ainda para um concurso sui generis a nível nacional: o II Leilão de Bodes Bravios.



PARTILHAR:

Turista português morto durante troca de tiros em Fortaleza

«Façam ouvir a vossa voz»