A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima tem emocionado dezenas de milhares de fiéis na sua passagem por São Paulo, onde se encontra exposta no âmbito de uma visita ao Brasil, que também inclui o Rio de Janeiro.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima, que chegou à capital paulista no passado dia 09, foi exposta hoje na Prefeitura de São Paulo, no centro da cidade que alberga a maior diocese católica do mundo.

A Prefeitura de São Paulo está localizada a uma centena metros do Pátio do Colégio, onde há 450 anos os jesuítas, ao serviço de Portugal, fundaram a cidade.

Ao longo do dia, centenas de fiéis fizeram fila para ver a imagem de perto e aproveitar para agradecer graças alcançadas, fazer promessas e para rezar aos pés da santa.

"Fiquei muito emocionada ao ver a imagem de perto", disse à Lusa Odete Augusto Fidalgo, 68 anos, doméstica, filha de portugueses de Trás-os-Montes que emigraram para o Brasil na década de 20.

Odete Fidalgo veio da zona leste de São Paulo, uma das regiões mais pobres da cidade, para rezar um terço aos pés da imagem e pedir protecção para seus três netos, cujo pai morreu de cancro aos 42 anos.

Desempregado há mais de um ano, Adelsio Buqui Medeiros, 35 anos, porteiro, também rezou aos pés da imagem de Nossa Senhora de Fátima, com sua carteira de trabalho numa das mãos, na esperança de conseguir um emprego.

"É apenas uma imagem, mas tenho fé de que representa uma santa e que pode transformar esse mundo num lugar melhor, sem tanta violência e desemprego", disse.

"Nossa Senhora precisa cobrir com o seu manto o mundo, nomeadamente as terras sagradas do Médio Oriente, e acabar com tanta barbárie", referiu Adelsio Medeiros.

Narcisa Francisca, 71 anos, reformada, também visitou a imagem de Nossa Senhora de Fátima, na Prefeitura de São Paulo, para mais uma demonstração de fé.

"Sou devota de Nossa Senhora desde criança e já alcancei muitas graças. O meu maior desejo é um dia visitar o Santuário de Fátima, em Portugal", disse Narcisa Francisca.

"Olho a imagem dela e sinto-me com se estivesse em Fátima, na época de sua aparição", referiu por seu turno Madalena Martins, 48 anos, secretária, que não conteve as lágrimas depois de ver a imagem de perto.

"Recebo graças todos os dias e tenho fé de que Nossa Senhora de Fátima vai salvar o mundo", disse Madalena Martins, que se ausentou do trabalho por algumas horas para ver a imagem de perto.

A visita da imagem peregrina ao Brasil foi organizada pelo Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no bairro de Sumaré, na região oeste da cidade de São Paulo.

A visita deste ano comemora os 100 anos da presença da Terceira Ordem Regular de São Francisco no Brasil.

A imagem, que desembarcou no Brasil procedente do Santuário de Fátima, em Portugal, chegou a São Paulo no dia 09 de Maio, e tem sido exposta em vários locais da cidade.

No dia 13 de Maio, data em que se comemora sua aparição em Portugal, em 1917, cerca de 45 mil fiéis visitaram a imagem peregrina no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A imagem peregrina permanecerá no Brasil até ao dia 30 de Maio, segundo informou Eduardo Anastasi, coordenador da visita da imagem e representante do Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima.



PARTILHAR:

Limpeza e vigilância das matas

Larápio está em parte incerta