A Comissão Nacional para a Legalização de Imigrantes (CNLI) está a desenvolver contactos junto da Câmara Municipal de Chaves, no sentido de vir a criar nesta cidade um espaço de apoio aos cidadãos de outros países.

Segundo Manuel Solla, da CNLI do Porto, a ideia é que a autarquia flaviense ceda um espaço físico, de preferência localizado num sítio central, onde a Comissão possa vir a criar um futuro gabinete de apoio às comunidades de imigrantes. A concretizar-se esta pretensão, numa fase inicial, a CNLI deslocará para o futuro gabinete um funcionário, que trabalhará em conjunto com outras pessoas locais em regime de voluntariado, depois destes receberem formação na área em causa. Segundo Manuel Solla, já se disponibilizaram para o efeito uma médica e uma psicóloga que trabalham em Chaves.

A intenção de criar um gabinete de apoio a imigrantes em Chaves surgiu no seguimento de uma sessão de informação levada a cabo pela CNLI naquela cidade no passado domingo, a propósito da nova Lei de Imigração, que deverá ser promulgada amanhã pelo Presidente da República.

O encontro contou com cerca de 70 imigrantes. Na primeira parte da sessão a Comissão deu informações acerca das alterações ao regime jurídico de entrada, permanência e afastamento de estrangeiros. A segunda foi reservada à colocação de questões por parte dos imigrantes presentes. Segundo Manuel Solla, as dúvidas mais colocadas pelos cidadãos estavam relacionadas com questões acerca de descontos para a segurança social, acidentes de trabalho, renovação de autorizações de permanência e questões ligadas ao reagrupamento de famílias.



PARTILHAR:

Tribunal estuda sentença

Avaria ainda só foi solucionada na zona sul