Foram inauguradas ontem as novas instalações da Escola Superior de Hotelaria e Bem-estar do IPB em Chaves. O Pavilhão Multiusos Expoflávia dá agora lugar a seis novas salas de aula equipadas, um ginásio de fisioterapia e uma sala técnica, para promoção da atividade pedagógica de um universo de duas centenas de alunos.

A solução construtiva é provisória e baseada num sistema amovível, com instalações modulares até ficar concluído o “Campus da Água”. "Esta é mais uma das instalações municipais afetas ao IPB, nesta fase intermédia, um espaço que considerarmos adequado pela sua centralidade e por estar contiguo ao Aquavalor”, considerou o Presidente da Câmara de Chaves.

Trata-se, para Nuno Vaz, de mais um passo intermédio para outros passos importantes”, referindo-se ao franco crescimento do ensino superior em Chaves, um projeto coletivo, prioritário e estratégico para o território do Alto Tâmega. “Há seis anos atrás, entre as várias fragilidades da região, não existia no território nenhuma escola de ensino superior ou centro de investigação. Este foi o primeiro bastião da estratégia para o desenvolvimento do território”, referiu o autarca.

O Presidente do IPB, Orlando Rodrigues, considera a abertura deste novo espaço “uma etapa intermédia e importante neste caminho que estamos a percorrer, que significa afirmação do nosso compromisso com a região, proporcionando boas condições de acolhimento aos nossos estudantes”.

A cerimónia de abertura das novas instalações ficou ainda marcada pela assinatura de vários Protocolos, visando a criação de sinergias com diversas instituições, de modo a operacionalizar cooperações estratégicas, entre elas a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Liga dos Amigos do Hospital de Chaves, Regimento de Infantaria Nº 19, Universidade Sénior de Rotary de Chaves, Estabelecimento Prisional de Chaves, Turismo de Portugal, Academia de Artes de Chaves e Santa Casa da Misericórdia.

No âmbito das suas áreas de atuação, são instituições que têm desempenhado um papel crucial na melhoria da qualidade e do nível de emprego nos setores do bem-estar, turismo, hotelaria e restauração, bem como no aprimoramento dos padrões de qualidade da oferta formativa nestas áreas.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Estrutura de Missão da Língua Mirandesa vai ser criado ainda este mês