Olar de idosos de S. Pedro dos Serracenos, em Bragança, foi inaugurado anteontem e já tem a lotação esgotada. No entanto, a Segurança Social apenas comparticipa financeiramente a estadia de quatro dos 24 utentes.

O secretário Estado da Segurança Social, Pedro Marques, explicou que a política do Governo prevê alargar o número de utentes que têm comparticipação e deixou a promessa de que isso possa acontecer no próximo ano. Esperança altamente condicionada \"Conforme o nosso orçamento nos for permitindo\", disse.

O lar de idosos de S. Pedro dos Sarracenos custou cerca de 700 mil euros, e o seu nascimento está intimamente associado à Feira das Cebolas, realizada todos os anos no final de Agosto naquela aldeia, onde são comercializados vários produtos agrícolas.

O certame foi realizado pela primeira vez no ano 2000, altura em que foi colocada a primeira pedra do Centro Social. As receitas da feira reverteram sempre a favor da construção do equipamento, e foram o embrião para o nascimento do projecto.

Nestes anos foram apurados perto de cinco por cento das verbas. O equipamento social está pronto, mas a feira vai continuar a realizar-se porque é uma forma de os agricultores escoarem os produtos da localidade.

O lar foi construído a expensas da Junta de Freguesia, que contou com o apoio da Câmara Municipal em cerca de 165 mil euros, e de vários particulares, que deram donativos num total de 35 mil euros.

\"Fomos juntando as migalhas todas, pedíamos apoios a algumas entidades, mas a maior parte do dinheiro veio da Junta de Freguesia\", referiu o presidente daquela autarquia, António Carlos Sá.

O equipamento tem 24 camas distribuídas por 15 quartos e recebe idosos de toda a região. Já não tem vagas e tem uma lista de espera com \"alguma dimensão\" assegurou o autarca.

Casas para idosos

Em Mirandela, o ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, visitou as primeiras três casas intervencionadas no âmbito do projecto de reabilitação de 600 casas de idosos. Esta medida resulta de uma parceria do Governo com as autarquias e, numa primeira fase, abrangeu as zonas de Bragança, Guarda e Beja. \"Nós estamos a começar a assinalar o fim das primeiras intervenções. Relembro que estão previstas 600 intervenções que estão em diferentes fases de desenvolvimento. Estas estão já concluídas, sendo certo que este projecto foi lançado há poucos meses\", disse. No próximo ano, o Governo vai alargar este projecto de reabilitação de casas de idosos a mais três distritos. \"Neste momento a nossa intenção é propor que este projecto se alargue pelo menos aos distritos de Vila Real, Castelo Branco e Portalegre\", esclareceu Vieira da Silva.



PARTILHAR:

PIDDAC/2008

No rio Tua junto ao Amieiro