Incêndio em Carrazeda de Ansiães reacendeu na manhã de sábado apear de já ter sido dado como dominado ontem por volta das 23h  de sexta conforme noticiamos aqui mesmo.

O fogo de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, que deflagrou na quinta-feira, já esteve dominado e reativou-se, tendo agora duas frentes e sendo combatido por 188 operacionais, apoiados por 61 veículos.

Este incêndio obrigou a assistir três bombeiros e um militar da GNR, acrescentou o oficial.

O reacendimento levou as chamas até Lavandeira e perto do rio Douro, prosseguindo durante todo a noite.

Hoje domingo o incêndio está ativo e as chamas estão ainda a mobilizar 204 operacionais, 63 meios terrestres e um meio aéreo, 

 

Portugal com menos regiões sob aviso laranja antes de nova subida da temperatura

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje oito distritos do interior e a ilha da Madeira sob aviso laranja devido ao calor.

Os avisos de hoje correspondem a metade dos que estiveram em laranja no sábado, dado o IPMA prever uma descida na temperatura máxima no litoral oeste.

Esta “trégua” no calor no litoral antecede uma nova subida da temperatura nos próximos dias, que levou o Governo a declarar a situação de contingência entre segunda e sexta-feira, devido ao aumento do perigo de incêndios.

O aumento desse risco levou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, a cancelarem deslocações aos Estados Unidos e a Moçambique, respetivamente, para acompanharem a situação dos incêndios em Portugal.

Sob aviso laranja estão hoje os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, bem como as Regiões Montanhosas na Madeira.

O aviso amarelo é válido para Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro, e ainda para a Costa Norte e a Costa Sul da Madeira.

O IPMA prevê para este domingo de verão tempo quente com céu pouco nublado ou limpo e vento por vezes forte nas terras altas.



PARTILHAR:

Homem de 42 anos é suspeito de ter morto a mãe na aldeia de Donai

Continuam as gravações para o filme Velocidade Furiosa