Concebido e promovido por técnicos locais, este projecto foi um dos 123 seleccionados a nível europeu na vertente de criação de empresas e desenvolvimento local, contando com a participação da Iniciativa Comunitária EQUAL, que visa contribuir para as acções que apoiem a estratégia europeia de emprego e os respectivos planos nacionais de emprego.

O principal objectivo da Glocal é o combate ao desemprego e às baixas taxas de actividade da região. Para isso, foi adoptada a estratégia da criação de novas empresas orientadas para o mercado global, envolvendo inovadoras metodologias experimentais, próximas das pessoas, e apostou-se numa rede alargada de parcerias nacionais e transnacionais.

Segundo uma das responsáveis do projecto, Cristina Coelho, "a criação de novas empresas é uma das mais elaboradas formas de competição e permite acelerar o ritmo de evolução dos negócios, sendo praticado incessantemente por intocáveis empreendedores esperançosos".

Apesar da região de Trás-os-Montes ser considerada uma das mais pobres do espaço comunitário, os responsáveis do projecto Glocal acreditam que esta província possui "todo um conjunto de características endógenas próprias que lhe conferem várias oportunidades e recursos de desenvolvimento".

O projecto, embora tenha um enfoque especial nas mulheres rurais face à sua situação sócio-económica, terá como alvos globais os desempregados, os recém licenciados das instituições de ensino superior da região e as pessoas em situações desfavorecidas.



PARTILHAR:

Crise na Argentina também afecta Portugueses

ACISAT foi a eleições