A Comissão Regional de Turismo do Nordeste Transmontano propõe-se atrair turistas durante os meses de Fevereiro e Março abrindo-lhes o apetite para os sabores da gastronomia regional.
Numa altura em que na região abundam, à mesa, os mais típicos ingredientes dos pratos regionais, nomeadamente fumeiro, botelo (enchido) e as "cascas" (vagem de feijão seca), a região de Turismo vai lançar a iniciativa "Fins-de-semana Gastronómicos do Nordeste Transmontano".
Por diversos locais públicos do país vai ser distribuído material informativo a "aliciar" com os práticos típicos da região os turistas de fim-de-semana a dar uma "escapadinha" para o Nordeste Transmontano.
Na região estão disponíveis 25 restaurantes, nos diferentes concelhos, que servirão apenas "menus" à base dos produtos da região, desde as entradas - com enchidos, presunto, queijos - às sopas, pratos principais, à base de caça, ou a típica posta, à doçaria, incluindo ainda os vinhos transmontanos.
Com esta iniciativa, a Região de Turismo pretende dar um contributo para a afirmação da gastronomia do Nordeste como património cultural, cujo estatuto foi recentemente aprovado em Conselho de Ministros.
Os fins-de-semana gastronómicos surgem ainda aproveitando outros eventos tradicionais nesta altura do ano, na região, nomeadamente a Feira do Fumeiro de Vinhais, que decorre entre quinta e terça-feira e os encontros de caça que se prolongam por todo o mês de Fevereiro.
A festa das "Amendoeiras em Flor", que todos os anos, até Março, atrai turistas ao sul do distrito de Bragança para admirar o espectáculo natural proporcionado pelo "manto branco e rosa" que cobre as encostas da região, é outro dos eventos a que se associam os "fins-de-semana gastronómicos".
Iniciativa da Região de Turismo
+ Reportagens
Conhecido nas pistas de corrida por Rafa, começou a andar de mota em abril com, apenas, sete anos e tendo, logo, participado em duas corridas da Classe Mini-Motos, o "#56" é, muito provavelmente, o piloto de motas mais jovem em Trás-os-Montes alguma vez federado.
Quase centena e meia de pessoas oriundas de cidades como Lisboa, Porto, Braga e Salamanca fizeram da 1ª Marcha do Orgulho um sucesso, numa clara manifestação de apoio e solidariedade à comunidade LGBTIQ da capital nordestina.
Foi inaugurada oficialmente na Capital do Nordeste a Plataforma de Arte e Criação, uma autêntica casa para artistas que poderão ensinar, criar e expor os seus trabalhos com total liberdade criativa.
+ Entrevistas
Entrevista com Jorge Rodrigues, “MK Nocivo”, o artista de hip-hop que nasceu em Bragança, subiu a pulso, com vários prémios pelo caminho e que agora está no top mundial. O próximo álbum chama-se “TeRAPia” e vai ser lançado no próximo ano.
Entrevista a Mariana Bragada, mais conhecida por “Meta”, e pela recente e única participação de Bragança no Festival da Canção com a canção original "Mar doce".
Apresentamos hoje banda Whales Don't Fly, que surgiu da união de dois jovens de Vila Real com dois jovens de Bragança, que se encontraram algures nas aulas do IPB onde estudam música, mas o elo essencial surge do gosto comum da música metal.