O Míniauditório de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, acolhe no dia 22 uma sessão sobre o projeto Life SOS Pygargus, com ações urgentes de conservação das populações de tartaranhão-caçador (Circus pygargus) em Portugal e Espanha.
“Este projeto, aprovado pelo Programa Life da União Europeia (UE), tem um orçamento total de quase 11 milhões de euros, comparticipado em 75% através de fundos comunitários e será implementado no período 2024-2030”, indica a Associação de Conservação da Natureza Palombar, em comunicado enviado hoje.
De acordo com os promotores desta iniciativa ibérica, o principal objetivo é proteger o tartaranhão-caçador, promovendo medidas de conservação para melhorar o seu habitat e mitigar as principais ameaças à espécie.
“Estas ações estarão focadas no território português e no oeste de Espanha”, lê-se na nota, que acrescenta que o LIFE SOS Pygargus atuará em colaboração com comunidades locais, agricultores, investigadores e entidades publicas e privadas, com vista a implementar uma gestão sustentável que apoie o aumento da sua população e permita reduzir o estatuto de ameaça desta espécie cada vez mais em risco de extinção.