Mário Fernandes pediu a demissão do cargo, que ocupou desde a fundação do IND, em 1997, na sequência do relatório sobre a queda da ponte de Entre-os-Rios.
O documento, subscrito por médicos, empresários, advogados, escritores, o reitor e docentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e toda a Assembleia Municipal do Peso da Régua, "repudia a demissão do director do IND em função de um relatório de uma comissão de inquérito que nada tem de conclusivo e que está cheio de contradições".
O escritor Braga Amaral, que falava em representação de todo o movimento de apoio a Mário Fernandes, considerou que "o director do IND foi obrigado a pedir a sua demissão".
"Logo após a entrega do relatório o Ministro do Equipamento Social, Ferro Rodrigues, afirmou que aceitava a demissão do director do IND", recordou.
O documento repudia a hipótese de extinção de um instituto que, segundo Braga Amaral, "fez mais pela região do Douro, desde o Porto a Barca de Alva, nos últimos três anos e meio do que os Governos de Portugal nas últimas duas décadas".
As primeiras assinaturas de apoio a Mário Fernandes foram entregues hoje ao Governador Civil, mas o escritor sublinhou que, "muitos mais milhares de subscrições vão chegar rapidamente ao Governo".
Os subscritores do abaixo-assinado exigem que Mário Fernandes volte ao IND, "à frente do qual tem desempenhado um trabalho em prol do desenvolvimento da região do Douro, e que o Governo tenha a humildade de reconhecer que errou em aceitar o seu pedido de demissão".



PARTILHAR:

Encerramento marcado para 6ª feira

30 pessoas isoladas há três meses