Em vias de extinção, o burro é a atracção principal de um encontro marcado para o próximo sábado, em Vizela. Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa é promovida por um grupo de amigos que têm em comum a ligação ao mundo rural e aos jumentos ou asnos, como também são conhecidos.

No ano passado, conseguiram juntar perto de 200 exemplares, a maioria da raça asinina de Miranda, a mais conhecida. Comerciante de artigos para a agricultura, Luís Peixoto, o mais velho de cinco irmãos, é dono de um desses animais e um dos organizadores mais entusiastas. \"O meu pai era moleiro e antigamente trabalhava sempre com animais, por isso cresci habituado a eles, tal como o resto da família. Até a minha netinha com meio ano já andava em cima dos burros\", conta.

Apaixonados pela raça, lançaram-se na organização do primeiro encontro e prontamente foram incentivados a prosseguir. \"Fomos a feiras e a casas de pessoas amigas fazer convites e apareceram muitos interessados. Correu tudo muito bem e começaram logo a falar num segundo encontro\", recorda. Este ano ainda não sabe quantos animais estarão presentes no encontro, adiantando que as inscrições ainda não estão fechadas. Além do convívio, a iniciativa serve de alerta para o perigo de extinção dos burros, de focinho e orelhas cumpridas e que em média não passam muito do 1,20 metro. \"O burro tradicional português cria mal, as fêmeas perdem muitas crias o que não ajuda à sua reprodução, por isso são cada vez menos\", disse. A longevidade do burro é de 15 a 18 anos, mas podem ultrapassar os 30. Nas fêmeas a gestação dura aproximadamente um ano, tendo em cada parto um filho e, muito raramente, dois. Empregue quase exclusivamente como animal de carga num sector em declínio, não admira que o burro esteja em perigo.

Em defesa de um animal de temperamento dócil, os irmãos Peixoto decidiram dedicar ao burro este evento anual. De acordo com o programa, o encontro de burros e cavalos, marcado para sábado, na freguesia de Tagilde, termina com um desfile até ao Fórum Vizela. No dia anterior haverá um espectáculo de cavalos no local da exposição, junto à Ponte Nova.



PARTILHAR:

Mogadouro e Miranda do Douro

Apto