O Museu do Douro, com sede em Peso da Régua, está, desde o início deste mês, sem coordenação, apesar de se manter em funções a equipa que até agora tem assegurado as actividades levadas a cabo pela instituição.

Desde a saída de Gaspar Martins Pereira, que não foi reconduzido como encarregado de missão, ao fim de três anos, tem sido António Martinho, professor e ex-deputado do Partido Socialista, o rosto da instituição, ainda que em representação da Associação dos Amigos do Museu do Douro, da qual é presidente.

Até final deste mês, o Museu do Douro e a região aguardam uma visita prometida por Maria João Busttorf, ministra da Cultura, com vista à escritura da fundação que gerirá os destinos da instituição. Farão parte da fundação todas as autarquias da Região Demarcada do Douro e diversas entidades públicas e privadas ligadas ao vinho, ao turismo e à banca, entre outras.

As funções de António Martinho foram assumidas mediante acordo com a Delegação Regional de Cultura do Norte, em Abril passado. Martinho, que já fazia parte dos serviços educativos do museu, coordenou, até finais de Setembro, este sector, assim como a gestão dos serviços mínimos do museu, incluindo a exposição \"Jardins suspensos\", que já recebeu mais de 25 mil visitas.

António Martinho viu, no entanto, negado destacamento por parte do secretário de Estado adjunto da Administração Educativa, António Canavarro, em finais de Agosto, pelo que neste momento voltou a leccionar História na Escola Monsenhor Jerónimo Amaral, em Vila Real.

Segundo o próprio disse, ao JN, \"depois de negado o destacamento, a ministra da Cultura sugeriu a possibilidade de requisição e deu ordens por escrito nesse sentido à Delegação Regional de Cultura do Norte, sendo o pedido efectuado em dois de Setembro\". Já em finais desse mês, António Martinho foi confrontado com nova recusa do Ministério da Educação.

Na passada semana, a Associação dos Amigos do Museu escreveu a Maria João Bustorff, pedindo-lhe \"intervenção nesta matéria\". Segundo Costa Leite, delegado regional da Cultura do Norte \"esta questão está, de facto, a ser analisada pelo Ministério da Cultura e a ministra dará, com certeza, reposta\".

Sem querer avançar grandes comentários, Costa Leite lembra, no entanto, que \"a equipa, que já vem do tempo de Gaspar Martins Pereira, mantém-se a trabalhar normalmente\" e recorda que \"a responsabilidade do Museu do Douro é da Delegação Regional da Cultura\".

Portugueses apostam mais na Feira de Frankfurt
Candidatos a concurso ultrapassam expectativas
Curtas portuguesas exibidas em Cáceres
Adeus de Gloria Estefan
Massive Attack lançam primeira banda sonora
Chico César em Portugal com formato intimista
Dostoievski em Portugal



PARTILHAR:

O investimento de 2,2 milhões de euros

Um homem de cultura