A falta de condições do Centro de Formação de Bombeiros de Bragança pode levar à suspensão do Plano de Formação para 2007.

As instalações, localizadas junto ao Governo Civil, estão desadequadas e degradadas, em mau estado de conservação. Há falta de espaço, o que condiciona o alojamento de formandos, muitos deles oriundos de outras zonas do país.

A situação arrasta-se desde 1998, altura em que o centro foi inaugurado, ficando, desde então, em instalações provisórias. O problema tem vindo a agravar-se, o que levou a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) a ponderar suspender a formação em 2007.

O centro chegou a formar cerca de 400 bombeiros por ano, mas tem vindo a reduzir o número de cursos por falta de condições, adiantou uma fonte da ENB, ao JN. Há vários anos que a Câmara Municipal tem vindo a negociar a transferência do centro para outro local, tendo inclusivamente cedido um terreno, o que obrigaria à construção de um edifício de raiz. A autarquia sugeriu ainda a conclusão do edifício, que começou a ser construído para uma escola de hotelaria, cuja construção está parada há vários anos. Até agora, o processo nunca avançou e outros municípios, designadamente Macedo de Cavaleiros e Vimioso, ofereceram-se para acolher o centro de formação.

O assunto levou o Partido Comunista Português a exigir ao Governo esclarecimentos sobre a situação, mas as respostas ainda não chegaram. Glória Lopes



PARTILHAR:

Contramão faz um morto

Carretera nacional 122