A Direção Regional de Cultura do Norte assegurou, esta quarta-feira, que o Museu Terras de Miranda vai continuar instalado em Miranda do Douro e que não está previsto o seu encerramento ou mudança para outra localidade.
\"Não existe qualquer intenção de retirar o museu da cidade de Miranda do Douro ou de o mudar para outro lugar\", disse à Lusa Paula Silva, diretora da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).
Há cerca de três anos chegou a ser apresentado um projeto de reabilitação do museu, orçado em 1,2 milhões de euros, por este sofrer de problemas estruturais, nomeadamente ao nível da cobertura e consequente infiltração de águas pluviais, situação que poderia colocar em risco o seu espólio.
\"Neste momento, existe uma grande contenção financeira relativamente a tudo o que são projetos de investimento e vamos ter de repensar toda a intervenção a efetuar no museu\", acrescentou a responsável pela DRCN.
Paula Silva disse ainda que o projeto de reabilitação do Museu \"já tem alguns anos\" e por esse motivo \"é preciso repensá-lo\".
Segundo a responsável pela DRCN, justifica-se \"plenamente a reavaliação do tudo o que inicialmente estava previsto\".
No entanto, foi deixada a garantia de que todo o processo de reavaliação será executado em conjunto com a Câmara e com o diretor do Museu.
A unidade museológica está instalada num edifício seiscentista, localizado em pleno centro histórico de Miranda do Douro.