Dois contentores que estão colocados no cais da vila do Pinhão, em Alijó, e que seriam postos de para informação e aconselhamento de turistas, continuam fechados desde a sua colocação. Há dois anos. Tempo que o PSD de Alijó considera demasiado e que leva a concelhia daquele partido a atribuir responsabilidades à Junta de Freguesia local.

No entanto, o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Perry, refuta liminarmente as acusações do PSD, referindo que os contentores \"não são propriedade da Junta, mas do Instituto Portuário de Transportes Marítimos (IPTM)\".

Adianta também que já havia respondido aos sociais-democratas, sobre o fecho daqueles dois contentores, que se afiguram como poluição paisagística, dada a sua aparente inutilidade, no ofício \"Direito de Resposta da Freguesia do Pinhão\", que está na internet, e ao qual o PSD \" nunca chegou a responder\".

O presidente da Câmara de Alijó e o presidente da Junta de Freguesia do Pinhão reuniram-se com o IPTM para resolver a situação dos contentores.

Equipamento degradado

O autarca diz que \"o IPTM tem um mês para dar uma resposta ou fazem um protocolo que nos permita utilizar os contentores, ou retiram-nos da praia\", garantiu, acrescentando, todavia, que \"vale a pena sacrificar a aparência do lugar para dar mais informações aos turistas\".

Mas o IPTM sublinha, por seu turno, que \"os contentores foram colocados a pedido da Junta de Freguesia do Pinhão há dois anos. Permanecem encerrados porque não são do agrado da população\".

Sucede, porém, que, indiferentes às polémicas, os elementos e também os vândalos já fizeram os seus estragos, e os postos de turismo encontram-se, agora, num estado muito degradado, o que levou a delegação do IPTM a lançar um concurso na tentativa de recuperar e apetrechar os contentores, de modo a permitir a sua utilização.

\"Fizemos uma consulta a três empresas para averiguar preços para a reconstrução dos quiosques\", acrescentando que \"só depois de recuperados é que serão abertos ao público\", afirma Isabel Guerra, vogal do IPTM.

Comboios só em dias úteis

O encerramento da estação ferroviária do Pinhão decretado pela Rede Ferroviária Nacional (REFER) é criticado pelo PSD de Alijó, que dirigiu \"um pedido às entidades locais para que a REFER seja pressionada a manter a estação e a bilheteira abertas\", afirma o vereador do PSD Miguel Rodrigues. O fecho da estação de caminhos-de-ferro da vila, aos fins-de-semana e feriados, levou à diminuição no movimento da estação, agravado pela redução de comboios na linha do Douro e pelo encerramento do posto de turismo da estação. \"Não se poder promover turismo nestas condições. Pinhão vai perdendo peso e protagonismo\", lamenta Rodrigues. A REFER justifica o encerramento da estação \"Foram estudados os novos canais horários considerando as actuais condições oferecidas pelas infra-estruturas\". Os horários dos comboios foram alterados, estando já em vigor para toda a rede ferroviária \"de modo a satisfazer as necessidades de mercado de transporte\", diz a REFER.



PARTILHAR:

Cachecol para o Guinness

«Fazia limpeza ao ouro»